Publicado às 05Hh50 desta quinta-feira (9)

Imagem ilustrativa

Nessa quarta-feira (8), Adelson Freire do Nascimento, 29 anos, morador da Rua Antônio Alves da Silveira, no bairro São Cristóvão, em Serra Talhada, entrou em contato com o Farol de Notícias para relatar problemas de atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) de seu bairro. Segundo Adelson, ele já levou sua esposa grávida 5 vezes para iniciar o pré-natal na USF da Estação do Forró e nunca tem enfermeiras ou médicas. A reportagem do Farol entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Serra Talhada para averiguar a situação.

“Essa USF da Estação do Forró que não funciona, fui lá para me vacinar e não me vacinaram, tive que ir para o Centro Municipal de Saúde e depois de dar 4 viagens. Agora, minha esposa está grávida e o primeiro pré-natal tem que ser lá, já fui 5 vezes e nunca tem enfermeira ou médico, é o povo virando as costas e manda ir depois, mas nunca tem atendimento. Fui no Cesp com minha esposa, mas falaram que ela não podia fazer o pré-natal lá, só no postinho do meu bairro. Mandaram eu ir na secretaria de saúde para falar com a coordenadora das USF, só que eu não estava com minha carteira de vacinação e nem tinha foto, não me deixaram entrar e ela mandou o recado que não iria me anteder lá fora. Já morei na AABB, a USF de lá é muito boa, lá a enfermeira atende, dá assistência, no Ipsep também é ótimo, tem médico, o atendimento é ótimo, agora essa USF do São Cristóvão eu nunca vi desse jeito, não presta para nada. Nem meu cadastro e o dela fizeram, a atendente disse que tinha ligado para as grávidas, mas nunca ligaram para a gente porque eu pedi para fazer o cadastro elas falaram que só com a enfermeira”, explicou.

O OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Serra Talhada para averiguar a situação, que enviou a seguinte nota: “A Secretaria de Saúde vem por meio deste, informar que o funcionamento da Unidade da Família São Cristóvão apresenta atendimentos diários da médica e enfermeira, a coordenação da Atenção Básica averiguou e constatou que não houve alteração no horário dos atendimentos.

Aproveitamos o momento e informamos que o atendimento de pré-natal se dar por agendamento e não demanda espontânea. De acordo com os relatos da gerente da unidade foi relatado que o denunciante em questão esteve na USF, onde foi informado que a enfermeira estava chegando e o mesmo não quis aguardar. Nós que compomos a Atenção Básica do município estamos a disposição. Informamos que esta secretaria conta com a Ouvidoria e que o mesmo pode entrar em contato para maior esclarecimentos”.