Enquanto centenas de animais morrem de sede e fome no Sertão do Pajeú, por conta dos efeitos da mais dura estiagem dos últimos 30 anos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trabalha em marcha lenta para que trazer à Serra Talhada o estoque de milho que servirá como ração animal. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Rafael Inácio, a previsão é que os técnicos do órgão estejam na Capital do Xaxado na próxima quarta-feira (17), para vistoriar o local de armazenamento do produto.

“Faz bastante tempo que a prefeitura já se encontra com um imóvel alugado para receber o milho. Além do mais, informamos que temos transporte para pegar o produto em Afogados da Ingazeira”, disse Rafael Inácio, lamentado a lentidão da entrega.

O curioso é que no dia 13 de setembro, 50 toneladas de milho chegaram a Afogados da Ingazeira e foram distribuídos para a maioria dos municipios da região. Serra Talhada ficou de fora. Um dos críticos sobre a lentidão da Conab é o vereador petista Zé Pereira, que já fez cobranças na tribuna da Câmara Municipal. “As eleições acabaram. Pode ser que agora este milho chegue a Serra Talhada”, ironizou.

FIQUE POR DENTRO

O Governo Federal havia liberado 4 mil toneladas de milho no primeiro semestre deste ano para Pernambuco, que saíram do município de Porteirão, em Goiás, no Centro-Oeste do País. A Conab deixou a cargo do Governo de Pernambuco fazer a distribuição, que disse ter disponibilizado R$ 2 milhões para viabilização do transporte para a entrega dos alimentos. Mas, até então, nada do milho chegar em Serra Talhada.

Uma das primeiras cidades beneficiadas foi Petrolina, onde o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, em outras épocas, conseguiu votos para ser vereador e deputado estadual. Segundo o deputado Manoel Santos, o milho também já teria chegado em Afogados da Ingazeira e Salgueiro, onde as prefeituras são geridas pelo PSB, de Eduardo Campos.