Da ISTOÉ

Foto: REUTERS/Andres Stapff

As infecções e mortes por Covid-19 caíram na maioria dos países e territórios das Américas nas últimas semanas, mas o risco de novos surtos não pode ser ignorado à medida que as restrições são relaxadas e 240 milhões de pessoas permanecem não vacinadas, disse a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira.

“Muitos países e territórios nas Américas reduziram as medidas de saúde pública, e alguns o fizeram prematuramente”, disse a diretora da Opas, Carissa Etienne, observando que a contagem de casos aumentou recentemente em lugares que dependem do turismo, especialmente em partes da América do Norte e Caribe, onde a cobertura vacinal é baixa.

A região continua a registrar mais de 620.000 novos casos a cada semana, disse ela em entrevista coletiva.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

Etienne também observou que o número de mortes aumentou em alguns países, mas os ajustes nos dados podem ser responsáveis por parte desses aumentos, pois alguns países estão reclassificando as mortes passadas como relacionadas à Covid-19.

Mais de 685 milhões de pessoas completaram seus ciclos de vacinação na região, mas “apesar de todos os nossos esforços, 240 milhões de pessoas nas Américas ainda não receberam uma única dose de vacina contra Covid”, disse Etienne.

A diretora da Opas ressaltou que os países precisam continuar monitorando o vírus para “estarem preparados para o que está por vir”.

“Isso significa tornar os testes facilmente acessíveis para todos em todos os lugares, para evitar novos surtos e preparar nossos sistemas de saúde se os casos aumentarem.”