Da Folha de PE

Pernambuco registrou aumento nos casos de HIV em gestantes e em crianças menores de cinco anos, se comparados com os anos anteriores de 2015 a 2017. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (30), durante balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, em evento realizado no bairro do Bongi, Zona Oeste da cidade.

Os números apontam que o aumento é decorrente da transmissão vertical, ou seja, passada da mãe para o bebê. E o mesmo balanço também aponta que, no Estado, de 2000 a 2017, foram notificadas pouco mais de 4,6 mil gestantes com HIV número que, de acordo com a Secretaria, o aumento no número de notificações se deve, entre outros fatores, à descentralização dos testes rápidos para diagnóstico precoce da doença.

Durante a divulgação do balanço, também foi ressaltado o momento em que o diagnóstico para o HIV é feito entre as gestantes: pré-natal, em 42,15% dos casos e antes dele, em 34,65% das mulheres.

Em outros 20,41% dos casos só foi possível diagnosticar o vírus, durante o parto. E de acordo com o caderno da atenção básica, é necessário realizar os testes na primeira consulta, no início do terceiro trimestre e no momento do parto.