Publicado às 14h19 desta segunda (31)

A diretora da XI Geres (Gerência Regional de Saúde), Karla Milena, ponderou que – apesar de se verificar uma certa estabilidade no número de novos casos de Covid-19 – a quantidade de casos graves na cidade de Serra Talhada e região vêm, na verdade, aumentando. A situação tem preocupado o governo de Pernambuco. Falando ao Programa do Farol, na TV Farol no YOUTUBE [veja aqui], no último sábado (29), Karla Milena disse também que ouve aumento de óbitos. Ela acrescentou que Serra Talhada já está com 85% dos leitos de UTI ocupados.

“Essa semana a gente percebeu uma certa estabilidade nos números, talvez em números de testes rápidos, mas em números de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não [diminuíram]. A gente no dia 28 de julho a gente tinha 150 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na XI Geres, hoje [sábado, 29] a gente tem 229 casos. Foi um aumento de 65% do número de casos graves e, em relação a óbitos, foi um aumento 60%. A gente saiu de 48 óbitos na XI Geres em 28 de julho e passou para 79 óbitos no dia de hoje [sábado, sábado, 29], então é isso que o governo de [Pernambuco] está levando em conta, a taxa ocupação dos leitos, os números de casos graves e de óbitos para aumentar ou manter a restrição”,  detalhou.

Veja também:   O judiciário que pariu os deuses Toffoli, Lewandowski e Gilmar

VEJA A ENTREVISTA DE KARLA MILENA NA TV FAROL

SERRA TALHADA JÁ COM 85% DE LEITOS DE UTI OCUPADOS

“Essa semana [que passou] Afogados e Arcoverde estavam com 90% de taxa de ocupação de leitos de UTI e Serra Talhada está com 85% da taxa de ocupação de leitos de UTI. Na próxima semana a gente vai ter a ampliação desses números de leitos e a gente fica com esses leitos para dar suporte a toda a 3ª macro região. E se esses números continuarem aumentando de casos graves por SRAG e o percentual de taxa por ocupação de leitos também continuar acima de 70%”, complementou a gestora.

Veja também:   Assessor de Duque morre de infarto em ST neste sábado

“No momento, a macro regional de saúde que está chamando a atenção do governo de Pernambuco é a terceira macro, que é composta pela 6ª Geres, que o município polo é Arcoverde, 10ª Geres, que o município polo é Afogados da Ingazeira, e 11ª Geres, que o polo é Serra Talhada. Teremos uma reunião agendada na próxima terça-feira, com as três gerentes da 3ª macro onde serão apresentados esses números. Não são os números de casos que preocupam, o que preocupa mesmo o governo é o número de casos graves, ou seja, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a taxa de ocupação de leitos de uma região”, disse Karla Milena.

Veja também:   PRF dificulta acesso de eleitores em ST e Salgueiro

MÉDIA DE MORTES ACIMA DA REGIONAL

A diretora da XI Geres lembrou ainda que a média de mortes por Covid em Serra Talhada está acima da média de óbitos em toda a regional de saúde. “O número de óbitos em Serra Talhada sobre para 50, e o total de óbitos na 11ª Geres sobe para 79. Então, enquanto a taxa de mortalidade no município sede que é Serra Talhada está em torno de 4,98, a taxa de mortalidade da 11ª Geres está em torno de 3,95″, comparou Karla Milena, acrescentando:

“O comentário [de alerta] do secretário estadual de Saúde [André Longo] essa semana é porque, realmente, houve um aumento de casos graves em toda a terceira macro região. Para se ter uma ideia, o aumento foi de 19% em relação as semanas 32 e 33.”