Hélio Invenção de Oliveira deixou de presente uma self para lembrar do seu gesto 

Em meio a tantos relatos de furtos e roubos, um exemplo de honestidade chegou ao Farol de Notícias pela ação honrosa do catador de material reciclável, Helio Invenção de Oliveira, de 58 anos, natural de Cruz das Almas – Bahia, que atualmente mora no bairro Vila Bela com sua esposa e mais três filhos, e tem mais seis filhos do primeiro casamento que tocam a vida em São Paulo.

Na noite dessa segunda-feira (4), a repórter Manu Silva (que aqui vos escreve) perdeu o celular na entrada do Pátio de Eventos Waldemar Oliveira ao descer do táxi. A equipe do site foi acionada nas buscas do aparelho, que foi encontrado apenas na terça-feira (5), pelo catador de latinhas que já estava na labuta, por volta das 5h da manhã.

Helio Invenção saiu da Bahia para tentar a vida no Sudeste, lá trabalhou por 30 anos em São Paulo como pedreiro. Veio à Serra Talhada há cerca de 5 anos e se apaixonou pela cidade, fixou moradia. Segundo ele, consegue transformar o material reciclável em R$400 ou R$ 500 por mês, o suficiente para pagar a parcela da casa popular e as contas de água e luz.

Ele conta que com o fim do lixão a concorrência entre os catadores aumentou e o dinheiro diminuiu. Ele esteve com sua família, Maria Rosenilda dos Santos, 40 anos, e os filhos Diego, de 5 anos, Alex, de 7 anos, e Leonardo, de 11 anos, na redação nesta quarta-feira (6). E repetiu a frase que disse ao devolver o celular, “eu só quero o que é meu”.

“Todos os dias escrevo sobre furtos e assaltos na cidade, muitas pessoas foram vítima de furto nessa festa. Na imprensa os celulares são ferramentas que facilitam bastante o nosso trabalho. O senhor Hélio é exemplo de homem honrado que leva a vida de forma honesta. Atos como esse que renovam a nossa fé em Deus e nas pessoas. Parabéns Seu Hélio, que seu ato sirva de exemplo para mim e para todos os serra-talhadenses”, desabafou a repórter.

A família solicitou uma ajuda para conseguir dois colchões de solteiro para os filhos. Dona Rosenilda contou que as camas da casa foram feitas por Seu Hélio de tijolos e gostariam dos colchões para dar mais conforto aos pequenos. Quem puder ajudar pode deixar as doações na redação do Farol de Notícias, no prédio da rádio Cultura, 1º andar.