Fotos cedidas ao Farol

Publicado às 05h20 desta segunda-feira (230

O Cemitério do Saco da Roça, zona rural de Serra Talhada, está em completo abandono. O local até parece que foi alvo de bombas com o tamanho estado de depredação, principalmente a capela. O fato chegou até a redação do Farol nesse domingo (22) através do artista plástico Aluízio Fernã, que esteve no local e saiu indignado. Segundo ele, o campo santo faz parte da história de Serra Talhada e fará 100 anos em 2025.

“Para se ter uma ideia, em 1927, o coronel Cornélio Soares proibiu de fazer sepultamentos no local, tendo sido registrado um caso de um corpo ter sido conduzido numa rede, para Caiçarinha da Penha, a cerca de 18 quilômetros, por contra da proibição. Isso mexeu com todos os homens da comunidade, que se reuniram para pressionar o coronel que sem opção, autorizou os sepultamentos”, relatou Fernã, fazendo um apelo:

“É inaceitável uma construção antiga, como esta capela, esteja neste estado de abandono. Se não tomar cuidado, vão acabar derrubando esta construção para fazer novos túmulos. Por onde andam os que se dizem representantes do Saco da Roça?”, questionou o artista,

De acordo com Aluizio Fernã, o cemitério é privado, mas a prefeitura deveria fazer uma intervenção para recuperar a capela. “Quando criança assisti muitas missas no local, mas hoje o padre continua realizando missas no cemitério, usando a sombra das árvores, com medo que a capela caia”, lamentou.