Publicado às 06h05 desta segunda-feira (6)

Surgiu uma luz no fim do túnel para pacientes de hemodiálise de Serra Talhada e região, que todas as semanas são obrigados a buscar os municípios de Salgueiro, Arcoverde ou Garanhuns, para tratamento.

Será inaugurado no próximo dia 17 de dezembro, o Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho, no bairro Borborema, em Serra Talhada. A unidade é uma antiga reivindicação dos serra-talhadenses, e vai começar a funcionar com 27 máquinas instaladas e 3 de reserva.

De acordo com o superintendente do Instituto Renal, Clóvis Carvalho, 24 máquinas estarão disponíveis para o tratamento de pacientes renais crônicos, sem outras doenças contagiosas, onde cerca de 144 pacientes serão atendidos. Duas máquinas ficarão para pacientes contaminados com HIV, Hepatite B, Hepatite C, entre outras, e uma outra máquina servirá para outras ocasiões. “Por exemplo, um paciente vem de São Paulo passar 15 dias em Serra Talhada, basta só a clínica de lá entrar em contato conosco, para o paciente ficar realizando o procedimento aqui”, explicou Carvalho.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

MISSÃO CUMPRIDA

Durante entrevista ao Farol, nesse domingo (5), Clóvis Carvalho (Dr. Clovinho), não escondeu a satisfação e o sentimento de dever cumprido, após a conclusão do equipamento. “É um sentimento de muita responsabilidade, mas de missão cumprida. Mas estamos com uma equipe de excelência e vamos melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que estão nesse sofrimento de viagens. O Centro também vai consolidar o polo de saúde do Sertão do Pajeú”, disse o médico.

O Instituto Renal recebe o nome da mãe do médico Clóvis Carvalho. “Vamos ter a oportunidade em fazer esta homenagem. Durante toda a sua vida, a minha mãezinha sempre ajudou as pessoas que estavam doentes”, resumiu.