
Com informações do Metrópoles
Nativa do Brasil e facilmente encontrada em diferentes tipos de solo, a carqueja (Baccharis trimera) é uma das plantas medicinais mais tradicionais do país, amplamente consumida na forma de chá. Além de seu sabor característico, a infusão é reconhecida por seus efeitos digestivos, diuréticos e antioxidantes, ajudando no controle da pressão arterial, níveis de açúcar no sangue e até no alívio de sintomas de ansiedade.
Benefícios comprovados pela ciência
O chá de carqueja é um aliado da saúde gastrointestinal, pois estimula a produção de bile e enzimas digestivas, facilitando a quebra de gorduras e melhorando o funcionamento do intestino.
“Ela contém compostos que ajudam a combater inflamações e protegem o corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, o efeito diurético promove a eliminação de líquidos, sendo útil no combate ao inchaço e da retenção”, explicou o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo.
A planta também tem ação detox, auxiliando na eliminação de toxinas pelo fígado, e propriedades que reduzem o estresse oxidativo das células, contribuindo para o equilíbrio emocional.
“Ela estimula a produção de enzimas digestivas, o que melhora o funcionamento do trato gastrointestinal”, destacou a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Como preparar o chá de carqueja?
Ingredientes:
2 colheres de sopa de hastes de carqueja;
1 litro de água fervente.
Modo de preparo:
Adicione as hastes da carqueja na água fervente.
Deixe em infusão por 10 minutos.
Coe e consuma em até 24 horas.
A recomendação é não ultrapassar três xícaras por dia e sempre consultar um profissional antes de incluir a bebida na rotina.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Cuidados e contraindicações
Apesar dos benefícios, o chá não substitui medicamentos e seu consumo deve ser moderado. Gestantes, lactantes, pessoas com pressão baixa, usuários de antidepressivos ou ansiolíticos e pacientes com doenças hepáticas graves devem evitar a ingestão.
Com tantas propriedades medicinais, a carqueja continua sendo uma opção natural e acessível para quem busca melhorar a saúde – mas sempre com orientação profissional.