Com informações do Metrópoles
A bebida sensação do momento no TikTok é o chá de moringa, a planta, que também é conhecida com acácia branca, possui diversos benefícios, sendo rica em ferro, cálcio, vitaminas A e C, além de potássio. Esses compostos dão à planta uma ação antioxidante, anti-inflamatória, e ajudam a controlar a diabetes.
No TikTok, influenciadores estão recomendando o chá da planta como um acelerador da perda de peso e auxiliador no controle do açúcar no sangue, mas nem tudo são benefícios em relação a moringa.
“Praticamente todas as partes da árvore são comestíveis e usadas na alimentação: folhas, raízes, vagens, flores e sementes. A planta é rica em antioxidantes como vitamina C, beta-caroteno e quercetina, que ajudam a baixar a pressão arterial, além de reforçarem o sistema imunológico”, explica a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, de Goiânia (GO).
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) realizou estudos com a moringa. O resultado apontou que extrato da planta tem potencial terapêutico para o controle da glicemia do corpo.
Também ficou determinado que a planta é rica em ácido clorogênico, ajudando a controlar o açúcar no sangre através da produção e liberação de insulina que ela estimula.
Um estudo de 2014 mostrou que a suplementação com uma colher de pó de folha de moringa na alimentação de 30 mulheres com diabetes reduziu os níveis de açúcar no sangue em jejum em 13,5%.
Contraindicações do chá de moringa
Essa não é a primeira vez que a moringa vira febre quando o assunto é benefícios para a saúde. Em 2019 existia a promessa que a planta seria capaz de curar câncer, sendo necessário que Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fiscalizasse a comercialização de suplementos a base da planta.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O consumo em excesso pode não ser interessante para os rins, já que ela causa um acúmulo exagerado de cálcio no organismo.
“A moringa é uma planta que possui uma alta concentração de cálcio, estima-se que 100 gramas dela equivale a mesma quantidade do mineral encontrada em 1,3 kg de cenoura, mas esse aporte pode ser excessivo e agravar casos de cálculo renal”, explica o médico Silas Soares, de Belo Horizonte (MG).
Antes de incorporar o chá de moringa na dieta é indicado buscar um profissional de saúde para orientações.