G1

Um tribunal do Chile iniciou um novo processo contra um ex-chefe do Exército do país acusado de tortura de 24 prisioneiros políticos após o golpe militar de 1973, segundo um documento legal divulgado nesta quinta-feira (7).

Cheyre foi preso pouco depois de ser emitido um mandado de prisão contra ele. Até agora, o militar, que já estava em prisão domiciliar por outro crime relacionado, é a autoridade mais graduada a ser responsabilizada por abusos cometidos depois que Augusto Pinochet depôs o presidente chileno Salvador Allende.

Veja também:   CMST fechará 2017 com previsão de gastos em quase R$ 250 mil com combustível

Em novembro do ano passado ele foi condenado a três anos e um dia de prisão domiciliar por sua cumplicidade nas mortes de 15 pessoas.

Ele serviu como auxiliar do comandante do regimento de infantaria da cidade litorânea de La Serena, situada 470 quilômetros ao norte de Santiago.

Lá ele testemunhou os assassinatos de 15 pessoas, cometidos por colegas de farda sob as ordens do famoso comitê militar a cargo das “Caravanas da Morte”, que após o golpe percorreram o páis matando e ordenando a morte de ativistas de esquerda.

Veja também:   Primeiro hotel box em Pernambuco estreia na rodoviária de Recife