O presidente da China, Xi Jinping, pediu “autocontrole” e a “moderação” ao homólogo norte-americano, Donald Trump, sobre a crise com a Coreia do Norte, durante um telefonema entre os dois líderes, informou a TV estatal CCTV nesta segunda-feira (24).

De acordo com a emissora, durante o telefonema, o chinês informou que seu governo é contrário ao planos nucleares de Pyongyang, mas pediu que “todas as partes exerçam o autocontrole para não agravar a situação”.

Além de conversar com Xi Jinping, Trump também telefonou para o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para debater a crise com a Coreia do Norte, e ouviu do líder do governo nipônico que será preciso “maior disciplina” após as provocações do ditador norte-coreano Kim Jong-un.

Durante os 30 minutos de conversa telefônica, definida como de “tons intensos” por Abe, o premier afirmou que concordou com a fala do norte-americano de que todas as opções “ainda estão na mesa” para tentar resolver a crise. Para Abe, o regime norte-coreano representa uma grave ameaça à soberania japonesa e para a comunidade internacional.

Do Jornal do Brasil