Do G1

Ao menos dez pessoas morreram em Presidente Getúlio, em Santa Catarina, durante a forte chuva que atingiu o estado a partir da noite de quarta-feira (17). O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamento de terra em cidades do Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades no Vale do Itajaí foram atingidas, mas não foram informadas quais.

O corpo de bombeiros voluntário de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, e os bombeiros de Ibirama confirmaram que, além das mortes, há pessoas desaparecidas no município de Presidente Getúlio. O acesso à cidade, que fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.

“A situação aqui na cidade de Presidente Getúlio é caótica. Recebemos mais de 100 ligações, a maioria delas em virtude de inundação. [Inundou] Casas, veículos que estavam sendo arrastados. Tiveram casas em que [a água] passou do ombro das pessoas. Foram confirmado óbitos em virtude dessa enxurrada”, disse o comandante dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, Alex Lima.

Veja também:   'Apagão' deixa parte do centro e bairro de ST sem energia por 6h

Segundo a corporação, corpos foram encontrados e há pessoas desaparecidas que foram arrastadas pela enxurrada. “Houve significativas perdas de vidas e patrimônios”, disse o bombeiro Saulo Eduardo Fonseca, da corporação de Ibirama, que também auxilia nas ocorrências em Presidente Getúlio.

Os bombeiros orientam para que as pessoas procurem locais seguros e liguem para os bombeiros, se necessário, e que não saiam de casa para se deslocar na cidade.

Além de Presidente Getúlio, outras cidades de Santa Catarina enfrentam transtornos provocados pela chuva. Foram registrados alagamentos, deslizamento e interdição da BR-470.

Os bombeiros orientam para que as pessoas procurem locais seguros e que não saiam de casa para se deslocar na cidade.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

No Vale do Itajaí, por volta das 23h45 houve deslizamento de terra no km 150 da BR-470 em Agronômica. Um caminhão que trafegava na rodovia foi atingido. Ninguém se feriu, mas o veículo e a terra interditaram a rodovia.

Alagamentos na Grande Florianópolis

Na Grande Florianópolis, a cidade de Palhoça amanheceu alagada em vários pontos. Moradores dos bairros Caminho Novo e Pedra Branca registram alagamentos na hora de sair de casa nesta manhã. O pátio de uma empresa também ficou coberto de água na região.

A marginal da BR-101 também está com água na pista. Animais ficaram presos em um pasto alagado na cidade.

Em São José, ainda na Grande Florianópolis houve queda de muros, como no bairro Colônia de Santana, e na capital as ruas ficaram muito água, exigindo ainda mais atenção dos motoristas.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

Oeste

Já no Oeste, as rajadas de ventos destruíram a estrutura da garagem da prefeitura de Ouro Verde durante a tarde de quarta-feira (16).

Em Abelardo Luz, houve registro de granizo, mas sem danos. Coordenador da Defesa Civil da região, Luciano Peri, afirmou que não houve feridos em nenhuma das ocorrências.