Da Folha de PE

Depois de uma madrugada em que choveu quase metade do esperado para o mês, moradores do Litoral e da Mata Sul de Pernambuco se mobilizam para conter os prejuízos e voltar para as suas casas, neste domingo (21). Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), 518 famílias de Barreiros e outras 50 de São José da Coroa Grande ficaram desalojadas, ou seja, tiveram que sair temporariamente de onde residem. Para essa segunda, alerta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê chuva moderada a forte na região e também no Grande Recife e no Agreste.

Em Barreiros, de acordo com a Defesa Civil do município, a chuva começou por volta das 19h do sábado e seguiu até as 7h do domingo. Balanço preliminar da Apac registrou, em 24 horas, 156 milímetros de chuva, o equivalente a 48% do previsto para todo o mês de julho. Com a precipitação, o Rio Carimã transbordou, atingindo parte do Centro da cidade e quatro bairros. O mais atingido foi o bairro dos Lotes, onde foram desalojadas 240 famílias. Depois, vieram Santa Gorete, com 180; Prainha de Cima, 41; Granja Itaperibu, 18; e Tibiri, com 12. Na área central, foram 27.

Diferentemente dos desabrigados, que chegam a perder a moradia, os desalojados saem das residências e vão para casa de parentes ou amigos, onde ficam até a água baixar. Nesse caso, não são feitos abrigos. “Disponibilizamos nove veículos grandes, como caminhões e caçambas, para ajudar os moradores a pegar os pertences [quando saíam de casa]. Também estão na rua 40 funcionários da Defesa Civil e da Secretaria de Ação Social,”, informou o coordenador da Defesa Civil de Barreiros, Mário Joaquim Galdino.

Os profissionais estão levantando as principais necessidades dos moradores para encaminhar à Codecipe e à Casa Militar, que vão fornecer itens como água potável, material de limpeza, cesta básica e alimentos de pronto consumo, entre eles biscoitos e bolachas. O chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Carlos José Viana Nunes, disse que enviou uma equipe com três profissionais para auxiliar os trabalhos em Barreiros e também em São José da Coroa Grande, onde a chuva deixou 50 famílias desalojadas na comunidade Várzea do Una. “Monitoramos a região desde sexta-feira, quando recebemos alerta da Apac, e logo cedo [no domingo] a nossa equipe foi encaminhada para lá. Vamos dar tudo o que tivermos disponível, dependendo do que o município necessitar”, disse.

Previsão

No fim da tarde de ontem, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta de chuva moderada a forte nas regiões das Mata Norte e Sul, Grande Recife e Agreste. “O sistema [meteorológico] vem da Paraíba, por onde passa pela Mata Norte, Região Metropolitana e Agreste Central. Na Mata Sul, deve chegar entre o fim da manhã e o início da tarde”, afirmou o meteorologista do órgão, Ronilson Ferreira.