CHUVA provoca rompimentos na Adutora do Pajeú e prejudica seis cidades do SertãoAs chuvas fortes que caem no Sertão do Pajeú desde a última quarta-feira (18) acabou atingindo a Adutora do Pajeú, um dos principais investimentos do Governo Federal no combate a estiagem que castiga a região. Segundo nota emitida pela Compesa, nesta sexta-feira (20, um trecho da adutora se rompeu nas imediações da cidade de Floresta.

Por conta disso, o abastecimento vai ficar comprometido nas cidades de Calumbi, Flores, Carnaiba, Afogados da Ingazeira, Tabira e o distrito de Canaã, zona rural de Triunfo.

Ainda de acordo com a nota, equipes da Compesa já trabalham no conserto da adutora e a previsão é que o abastecimento esteja regularizado nas próximas 48 horas.

Com investimentos de R$ 200 milhões, a primeira etapa da Adutora do Pajeú tem 200 quilômetros de tubulação com diâmetros que variam entre 250 e 600 mm, além de quatro reservatórios de controle e cinco estações elevatórias, iniciando a captação de água no Lago de Itaparica.