Do g1 Mundo

Foto: Hoang Dinh Nam/AFP

Uma cidade turística do Vietnã se comprometeu a proibir a venda de carne de gato e cachorro, anunciaram nesta sexta-feira (10) as autoridades locais. É a primeira vez que isso acontece no país onde esse tipo de prática é considerada tradicional.

No Vietnã – segundo maior consumidor de cachorros do mundo, atrás apenas da China – a cada ano, são consumidas mais de cinco milhões de unidades destes animais. Ao comer a carne, acredita-se, se afasta o azar.

As autoridades de Hoi An, um histórico porto comercial e patrimônio mundial da Unesco, assinaram um acordo com o grupo de defesa dos direitos dos animais Four Paws International (quatro patas internacional, em português) para proibir a venda e o consumo destas carnes.

“Queremos ajudar a promover o bem-estar animal com a erradicação da raiva, acabando com o comércio de carne de gato e cachorro e transformando a cidade em um destino importante para o turismo”, afirmou o vice-prefeito Nguyen The Hung.

Julie Sanders, da Four Paws International, afirmou que este é um momento crucial que estabelecerá um exemplo para outras cidades do Vietnã.

Uma pesquisa nacional encomendada pelo grupo de defesa dos direitos dos animais mostrou que apenas 6,3% dos 600 vietnamitas entrevistados consumiam este tipo de carne e que 88% apoiavam a proibição.

Esta tradição está em declínio devido ao aumento da renda, que favorece a adoção de cães e gatos como animais de estimação, mas a carne de cachorro ainda é encontrada com facilidade em Hanói.

“Não acredito que ninguém deveria proibir o consumo de carne de cachorro. É nossa cultura”, disse à AFP Phan Van Cuong, morador de Hanói.
Em 2018, as autoridades da cidade estimularam os moradores a parar de consumir esta carne porque prejudicava a reputação da localidade e capital e havia temores de que poderia causar infecções de raiva.