Cientistas apontam evidências da existência de "Adão e Eva" - Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons/Domínio Público
Cientistas apontam evidências da existência de “Adão e Eva” – Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons/Domínio Público

Com informações do Correio Braziliense

De acordo com a Bíblia, Adão e Eva são considerados o primeiro homem e a primeira mulher da Terra, criados a partir do pó e vivendo no Jardim do Éden. Embora esses relatos sejam de origem bíblica, a ciência oferece evidências que sugerem que todos os seres humanos compartilham ancestrais comuns.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Um desses ancestrais é conhecido como “Eva Mitocondrial”, que representa a ancestral feminina comum de todos os humanos modernos, a partir da qual o DNA pode ser rastreado. Da mesma forma, os cientistas identificaram a existência de um “Adão do cromossomo Y”, que é a origem do cromossomo Y masculino presente em todos os homens vivos.

Em 1987, geneticistas realizaram um estudo analisando o DNA mitocondrial de 147 pessoas de diferentes partes do mundo. Ao comparar as variações genéticas, eles conseguiram estimar o número de mutações que ocorreram desde o ancestral comum mais recente.

Os resultados indicaram que a Eva Mitocondrial provavelmente viveu na África há cerca de 200 mil anos, enquanto o Adão do cromossomo Y teria existido entre 180 mil e 200 mil anos atrás. O jornal britânico Daily Mail ressalta que esses dois ancestrais comuns podem ter vivido com uma diferença de centenas ou até milhares de anos e, possivelmente, nunca se encontraram.

No entanto, alguns pesquisadores argumentam que não há motivos para descartar a ideia de que a humanidade possa ter descendido de um único casal.

“Todos os humanos vivos descendem de cada um desses ancestrais universais. O mesmo pode ser dito para todos os vivos em 1 d.C., ou todos os vivos quando a história registrada começa. Dois deles poderiam ser um casal específico, chamados Adão e Eva nas escrituras, dos quais todos nós descendemos”, argumenta o biólogo Joshua Swamidass, da Universidade de Washington.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Na Bíblia, Adão e Eva viviam no Jardim do Éden, que é descrito como estando entre os rios Eufrates e Tigre. Isso tornaria a região da Mesopotâmia uma candidata provável para a localização.

“Isso faz algum sentido do ponto de vista textual, porque o relato bíblico não apenas diz que o jardim ficava “no leste”, ou seja, a leste de Israel, mas também menciona os rios Tigre e Eufrates em conexão com o Jardim do Éden”, disse o professsor Eric Cline, ao jornal Daily Mail.