Coco Afogadense Negros e Negras se apresenta no FIG 2023

Publicado às 06h17 desta segunda-feira (24)

Vai ter cultura afogadense no tradicional Festival de Inverno de Garanhuns: o grupo de coco de roda Negras e Negros do Leitão irá se apresentar pela primeira vez no festival no sábado (29) a partir das 15h no palco Ariano Suassuna.

Para a participação no festival, o grupo se mobilizou internamente para se inscrever e apresentar um show inédito: “Criamos uma comissão para pensar no repertório. Queremos fazer uma apresentação especial”, detalha Sebastião da Silva, responsável pelo grupo.

Continua depois da publicidade

Liderados pelos mestres Inácio Pedro da Silva, 77 anos, e Manoel Miguel da Silva, 66 anos, o grupo vive no Leitão da Carapuça, zona rural do município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú. Seus antepassados ocuparam a região a partir da década de 1920, quando os primeiros negros chegaram para trabalhar com a terra. Desde essa época, já faziam do Coco de Roda uma forma de festa e uma forma de ajudar na pisada do barro para as casas de taipa.

O grupo se apresenta oficialmente em festas municipais e festivais culturais desde a década de 1980; já recebeu na comunidade a visita do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e possui um CD gravado. “Vamos nos organizar para conseguir levar nossa arte para cada vez mais gente”, destaca Mestre Manoel Miguel.

A apresentação no FIG é gratuita, das 15h às 16h, no Polo Ariano Suassuna (cultura popular) – Praça Dr. Manoel Jardim (cerca de 300m da Prefeitura, por trás das Casas Bahia, centro da cidade).