Coco Afogadense Negros e Negras se apresenta no FIG 2023

Publicado às 06h17 desta segunda-feira (24)

Vai ter cultura afogadense no tradicional Festival de Inverno de Garanhuns: o grupo de coco de roda Negras e Negros do Leitão irá se apresentar pela primeira vez no festival no sábado (29) a partir das 15h no palco Ariano Suassuna.

Para a participação no festival, o grupo se mobilizou internamente para se inscrever e apresentar um show inédito: “Criamos uma comissão para pensar no repertório. Queremos fazer uma apresentação especial”, detalha Sebastião da Silva, responsável pelo grupo.

Veja também:   Saúde de ST faz balanço de casos de suicídios

Liderados pelos mestres Inácio Pedro da Silva, 77 anos, e Manoel Miguel da Silva, 66 anos, o grupo vive no Leitão da Carapuça, zona rural do município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú. Seus antepassados ocuparam a região a partir da década de 1920, quando os primeiros negros chegaram para trabalhar com a terra. Desde essa época, já faziam do Coco de Roda uma forma de festa e uma forma de ajudar na pisada do barro para as casas de taipa.

Veja também:   Serra Talhada registra dois furtos de motos nessa 3ª

Coco Afogadense Negros e Negras se apresenta no FIG 2023

O grupo se apresenta oficialmente em festas municipais e festivais culturais desde a década de 1980; já recebeu na comunidade a visita do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e possui um CD gravado. “Vamos nos organizar para conseguir levar nossa arte para cada vez mais gente”, destaca Mestre Manoel Miguel.

A apresentação no FIG é gratuita, das 15h às 16h, no Polo Ariano Suassuna (cultura popular) – Praça Dr. Manoel Jardim (cerca de 300m da Prefeitura, por trás das Casas Bahia, centro da cidade).

Veja também:   Caixa e BB pagam a partir de hoje (19/05) novo lote do PIS/Pasep