
Nesta quinta-feira (5), o Colégio Francisco Mendes, em Serra Talhada, proporcionou uma experiência inovadora para os seus estudantes, através de uma viagem pelo universo da astronomia.
A reportagem do Farol esteve no CFM, para acompanhar os discentes e familiares que tiveram a oportunidade de aprender de vivenciar por alguns minutos, a imersão em um planetário.
A ação é parte de um projeto pedagógico que foi anteriormente vivenciado em sala de aula e marca a culminância de mais uma inovação, proporcionada pela gestão VICTA.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Durante o período da manhã, a instituição recebeu estudantes, pais e visitantes, para juntos prestigiarem as apresentações de pesquisas realizadas previamente pelos estudantes e conhecerem de perto o planetário.
Manuela Vitoriano, gestora do Colégio Francisco Mendes, avaliou a experiência como satisfatória e muito além do esperado:
“Esta experiência que nós estamos tendo, esta imersão, é algo que é muito além daquilo que a gente imaginou. O planetário veio, eu tive a oportunidade de entrar para poder observar, ver o espaço e eu me senti como se estivesse lá.
Foi uma experiência incrível, algo que eu acredito que vai ficar na mente das crianças e também estou observando os trabalhos e pude perceber que o planetário trouxe a mais, aquilo que eles vivenciaram em sala de aula.
Então, esta experiência no planetário, foi algo que eles já tinham uma base, porque o projeto “Perto do que faz bem, imensidão” trouxe esta base para eles. Eles foram muito além da sala de aula, muito além dos livros e tiveram esta experiência com o planetário e de tudo aquilo que foi vivenciado ao longo do quarto bimestre.”
INOVAÇÃO E CONHECIMENTO
“Eu achei uma ideia genial, um projeto muito enriquecedor, que traz uma experiência diferente. Achei muito legal, não só para os nossos filhos, como também, para a gente e é algo que vai agregar muito em conhecimento sobre os planetas, sobre o sistema solar, a questão do universo, muitas particularidades, não só para a questão escolar, mas também, para vida mesmo.
Eles estão em uma fase de descobertas, muito curiosidades e a escola está de parabéns por trazer este projeto, esta vivência para a gente e eu, particularmente achei bem diferente, como mãe, participei e fiquei encantada.” explicou Joane, 39, enfermeira, mãe de duas crianças.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“Eu acho os projetos super interessantes, porque, as crianças aprendem a se apresentar, elas realmente se dedicam. Em casa, elas sempre buscam compreender e pesquisar sobre aquele tema e eu acho isto muito legal.
Não só este mas, como em todo bimestre, tem os projetos e a gente vê que eles gostam, interagem e em todas as apresentações, eles se apresentam muito bem e isto, com certeza vai ajudar muito no futuro, com esta desenvoltura, este trabalho de apresentação, eles trabalham a questão da timidez e falar com todo mundo. Esta atividade pedagógica é excelente com eles.” declarou Livânia.
“Eu estou gostando muito de como a escola tem proporcionado o desenvolvimento dos alunos aqui, eles têm colocado o aluno para se desenvolver, ser protagonista dos projetos, da atuação e isto vai realmente ajudar para a formação deles no futuro, para eles entenderem que eles é que tem que buscar o conhecimento e colocar em prática. Parabéns para o ensino da escola.” afirmou Niedja.
PLANETÁRIO NO COLÉGIO FRANCISCO MENDES