hospam 2Foto: Arquivo Farol

Durante o final de semana de carnaval, o FAROL recebeu várias demandas de leitores reclamando da ausência de pediatras no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. Muitas crianças tem dado entrada no hospital com sintomas de vômito, diarreia e febre, ocasionados pelo o que profissionais de saúde estão chamando de ‘virose da mosca’. Muitos meninos e meninas estão apresentando quadro de desidratação devido os sintomas. Uma delas é filha de Márcio Fabrício, de 29 anos, leitor do FAROL que buscou a unidade médica no sábado de ‘Zé Pereira’ e deu de cara com a resposta: “não temos pediatra”.

O pai, revoltado, disse que teve que procurar um médico particular e classificou o caso como uma vergonha para uma cidade do porte de Serra Talhada. “No sábado dia 5 de carnaval pela manhã fui ao Hospan e perguntei a um funcionário de lá se tinha pediatra para consultar minha filha e o mesmo me informou que não  havia. Então, tive que pagar uma consulta particular pois não tinha um médico no hospital público. Isso é uma verdadeira vergonha não ter pediatra numa unidade como o Hospam”.

HOSPITAL RECONHECE FALHA

Em entrevista de rádio, nesta quinta (11), o diretor interino do Hospam, João Antônio, admitiu a falta de pediatra na unidade médica durante os finais de semana e não deu boas previsões sobre quando o problema será solucionado.

“A gente não tem pediatra nos finais de semana. A gente costuma enviar ofícios cobrando (à Secretaria Estadual de Saúde), pois os finais de semana são críticos, é um período crítico em qualquer lugar que a pessoa for. A gente chegou a ter médicos pediatras num certo período (nos fins de semana), mas alguns médicos ou pediram exoneração ou pediram para serem transferidos para outras unidades”, disse João Antônio, sem previsões de melhora:

“A Secretaria Estadual de Saúde tem um banco de reserva de médicos que a gente aguarda que estes médicos sejam convocados e o último posicionamento que tivemos, agora em janeiro, nos disseram que vão convocar estes médicos, Agora quando? Não disseram! Mas que vão priorizar a sede da macro-regional, que no caso é o Hospam. Mas pediatra nós temos cinco plantonistas, mas só durante a semana”.