Com casos graves, ST debate a Fibrose Cística nesta 5ª

Publicado às 05h20 desta quarta-feira (28)

Nesta quinta-feira (29), às 9h da manhã, acontecerá na Câmara de Vereadores de Serra Talhada uma palestra informativa sobre a Fibrose Cística, uma doença rara, sem cura, com enorme índice de mortalidade, e pouco conhecida. A palestra será ministrada pela representante da Associação de Fibrose Cística de Pernambuco, Barbara Ribeiro, 43 anos, e contará com a participação de fisioterapeutas da cidade que atendem aos pacientes da doença. 

A palestra será voltada para a família, escola e a população em geral, pois dará informações e orientações sobre a doença. O evento será totalmente gratuito, e não precisará realizar inscrição, basta ir ao local, Rua Enock Ignácio de Oliveira, 1280 – Nossa Sra. da Penha, às 9h da manhã, para assistir à palestra.

“Temos 130 casos confirmados hoje em Pernambuco. Serra Talhada é a cidade com o primeiro paciente de Fibrose Cística do estado, o mesmo se encontra na UTI. A gente precisa conscientizar a população, para que a gente não venha perder mais pacientes, porque o índice de mortalidade infelizmente ainda é muito alto. A gente tem um grande número de pacientes em Triunfo, Custódia, Arcoverde, Salgueiro; a gente tem casos muito graves em Serra, e estamos aqui buscando para que todos tenham qualidade de vida, já que ainda não temos a cura. Minha rede de apoio é que todo mundo, escola, Atenção Básica, TFD [Tratamento Fora do Domicílio], entendam e ajudem os nossos pacientes”, relatou Barbara Ribeiro, esclarecendo: 

“A associação é de apoio ao familiar e paciente de fibrose cística em Pernambuco. A principal meta da nossa palestra é conscientizar as pessoas do município a identificarem a doença, porque ela pode ser confundida com outras doenças. Por ser uma doença sem cura, a gente faz essas palestras para a família, a população e a escola, sobre a importância do diagnóstico antecipado, e para dar qualidade de vida. A gente tem todo o apoio da equipe médica que é referência em Pernambuco, do IMIP [Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira]”, relatou Barbara Ribeiro. 

No cartaz de divulgação da palestra há informações de que a Fibrose Cística  é conhecida como a doença do beijo salgado, e apresenta os principais sintomas: suor mais salgado que o normal; pneumonia de repetição; diarréia; dificuldade para ganhar peso e estatura; pólipos nasais e tosse crônica. A doença é diagnosticada por meio dos exames: teste do pezinho; teste do suor e teste genético. 

Para conhecer mais sobre a Fibrose Cística, Barbara Ribeiro indica o site: https://unidospelavida.org.br/