Do Aeroin / Foto: Infracea
Publicado às 05h52 desta quinta-feira (21)
O Governo do Estado de Pernambuco informou, nesta semana, que deu início, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), à requalificação do Aeródromo Santa Magalhães, em Serra Talhada. A governadora Raquel Lyra assinou, na última quinta-feira, 14 de setembro, Ordem de Serviço no valor de R$ 14,3 milhões, cujas obras permitirão a operação de aviões maiores com a adequação na pista de pouso e decolagem. As obras têm prazo de execução de 420 dias e incluem um novo pátio de aeronave e taxiway.
Os serviços no aeródromo localizado no Sertão do Pajeú, a 412 quilômetros do Recife, incluem também sinalização das faixas de pista e áreas de segurança, além de drenagem, estação meteorológica, cerca operacional e estacionamento de veículos. Com isso, as operações serão feitas com mais segurança por aeronaves com capacidade de até 132 lugares.
“Iniciamos a requalificação dos aeródromos e aeroportos do interior de Pernambuco, em Serra Talhada. Uma mostra que o Governo do Estado está empenhado para melhorar a nossa infraestrutura aeroportuária, garantindo mais segurança nas instalações, bem como facilitar o embarque e desembarque de pessoas e cargas”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
Considerado a porta de entrada para o Vale do Pajeú, o município de Serra Talhada conta atualmente com três voos diários da Azul Linhas Aéreas em aviões Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.
Segundo o governo pernambucano, com essas obras de readequação, o município vai poder contar com pouso e decolagem de aeronaves de maior porte, garantindo a captação de novos destinos nacionais para a região futuramente, e toda a conhecida Rota do Cangaço será beneficiada com a requalificação do Santa Magalhães. Também está em andamento a elaboração de projetos básicos do Terminal de Passageiros (TPS) e da Seção Contra Incêndio (SCI).
“Essa obra irá ampliar a capacidade do aeroporto de Serra Talhada, ligando o Sertão do Pajeú a todo o Estado e ao mundo. A aviação regional é um dos braços de logística que precisa ser fortalecido no nosso governo. Contamos com muita gente trabalhando para que esse momento pudesse acontecer. Quero agradecer à parceria do governo federal e à prefeita Márcia Conrado, que tem acreditado em tirar esse sonho do papel. Já temos recursos em caixa e licitação feita. Agora é acompanhar a obra para entregar à população”, destacou Raquel Lyra.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, afirmou que o incremento atrairá mais oportunidades para toda a região. “Ficamos muito felizes em ter mais um sonho realizado. Quando encurtamos distâncias atraímos mais desenvolvimento e, dessa forma, Serra Talhada potencializa o seu poder econômico, porque se torna mais atrativa para as empresas que vêm investir na cidade. A melhoria do aeroporto vai potencializar o turismo e a economia não só da nossa cidade, mas de toda a região”, comentou.
2 comentários em Com início das obras do Aeródromo, ST terá voos com 132 lugares