O prefeito eleito Luciano Duque (PT) vai governar com ampla maioria na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST). Dos 15 parlamentares, o petista conta com o apoio garantido de oito e não terá dificuldades de relacionamento com os petebistas Agenor de Melo Lima e Zé Raimundo Filho. Na prática, Duque vai dispor de dez parlamentares em sua base de sustentação.

A matemática é importante uma vez que a aprovação de projetos polêmicos precisam ser analisados pela CMST. Muita das promessas feitas em campanha, por exemplo, irão passar pelo crivo dos vereadores. Criação de secretarias e contratação de cargos, por exemplo, terão que ser aprovados pelo novo time de parlamentares.

Nesta disputa, o papel da bancada de oposição, formada por Gilson Pereira, Cição, Leirson Magalhães, Pinheiro e Márcio Oliveira será de mera contestação, já que, numericamente, não terão poder de interfência. Caso o bloco governista decida “passar o trator” durante uma votação de interesse do governo, por exemplo, não haverá nenhuma dificuldade.

Um outro aspecto interessante refere-se à aprovação de futuras contas do prefeito Carlos Evandro que irão chegar em breve à Cãmara Municipal para serem julgadas pelo novo parlamento do município. A maioria poderá, sem dúvida, facilitar os caminhos de “Carlão”, que tem uma boa relação com todos os parlamentares do bloco governista.