Da Assessoria

Publicado às 10h16 desta quarta-feira (8)

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou, nesta segunda-feira (8), em coletiva de imprensa, um Plano de Ação Emergencial de Combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, em virtude do alto índice de infestação predial.

De janeiro a primeira semana de abril de 2019, a cidade registrou pelo menos 61 notificações de doenças relacionadas ao mosquito.

Para combater os focos do mosquito e evitar um surto de arboviroses, a Secretaria de Saúde está intensificando o trabalho de campo dos agentes de endemias, utilizando drones para mapear as áreas e notificando imóveis reincidentes.

Também será lançada uma campanha educacional de conscientização da população, através de panfletos, cartazes, faixas, outdoors, carros de som, ações de mídia e atividades nas escolas para que a população se engaje e faça sua parte eliminando focos do mosquito em suas residências.

Será divulgado semanalmente um boletim com os índices de infestação e notificações de casos de arboviroses para alertar a população.

BAIRROS MAIS ATINGIDOS

Em relação às arboviroses, o município contabilizou até o último dia 05 de abril, 61 notificações de dengue, sendo 21 casos confirmados no Tancredo Neves/Cohab, Alto Bom Jesus, Cagep, Caxixola, São Cristóvão, Borborema, Vila Bela, Tauapiranga e Varzinha.

Quanto à chikungunya, são 2 casos notificados em investigação. O município não tem notificação de zika vírus.