Publicado às 14h10 desta quarta-feira (12)

O secretário executivo de Saúde de Serra Talhada, Aron Lourenço, analisando o cenário de superlotação do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), aconselhou toda a população a pensar, primeiro, em procurar os postos de saúde próximos de suas residências antes de tomar a decisão de ir direto para o Hospam.

Falando ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, Lourenço lembrou que, em casos de baixa complexidade – onde os quadros são considerados leves – deve ser acionado o posto de saúde e não o Hospam.

“Muitas vezes as pessoas deixam de ir para a unidade [básica] para ir ao hospital [Hospam]. Realmente, se isso está ocorrendo a população tem que procurar a sua área, o seu território, onde está o seu serviço de atenção básica. Não é um serviço de alto e média complexidade e aí a população procura a média e alta complexidade e então realmente tumultua. O que está faltando é justamente as pessoas saberem como procurar esses serviços. Porque a problemática maior é: se existe o serviço no seu território, porque procurar o Hospam, se é por exemplo uma coisa básica, como uma diarreia, que você pode resolver na atenção primária?”, indagou Aron Lourenço, reforçando:

Secretário Ex. de Saúde, Aron Lourenço

“Então, não precisa [correr para o Hospam]. [Na atenção básica] Têm lá os serviços e se por acaso não estiver funcionando, então nos mostre o que não tá funcionando, que a gente enquanto gestor vai averiguar e vai tomar as providências. Agora tem gente que faz a opção de buscar o hospital e fica nessa superlotação e prejudica. Eu não conheço no mundo um serviço bom quando se tem tantos casos chegando ao mesmo tempo. Peço as pessoas para confiarem no que tem, no serviço que está perto do seu domicílio”.

RELEMBRE

No início do mês o Hospam enfrentou superlotação, principalmente no setor de pediatria. A área tem a capacidade de 24 leitos, mas chegou a internar 51 crianças, mais que o dobro do seu limite. Nas imagens enviadas por leitores a redação do Farol foi possível constatar crianças tomando soro deitadas no chão do salão de espera e acompanhantes descansando deitados em cadeiras de escritório [relembre].

Hospam ficou lotado na pediatria semanas atrás