antonio-anastasiaA Comissão Especial do Impeachment vota nesta sexta-feira (6), a partir das 10h, o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que recomenda a admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A decisão do colegiado seguirá para apreciação do Plenário, que decidirá definitivamente sobre a continuidade do processo e o afastamento temporário da presidente.

A sessão da próxima quarta-feira (11) para votar o parecer que recomenda o afastamento de Dilma por 180 dias terá início às 10 horas e deve se estender por pelo menos 24 horas. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda não decidiu se vai prolongar a sessão pela madrugada do dia 12, como fez Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na votação do impedimento na Câmara, ou se vai retomá-la pela manhã.

Com as críticas que recaem sobre o presidente da Câmara, atualmente afastado do mandato pelo STF, e as críticas aos deputados pelos discursos evocando Deus, a família e a moral, durante a votação do impeachment, o Senado vem tentando se diferenciar da câmara baixa. Por isso, o Senado não pretende abrir o microfone da Casa para justificativas dos votos dos parlamentares. A votação ocorrerá por sistema eletrônico, no painel do Plenário.

A votação conclui o período de 11 dias de trabalho durante os quais a comissão analisou o impeachment. Caso o Plenário decida pelo andamento do processo, o colegiado voltará a se reunir para iniciar a análise do mérito das acusações.

Do Jornal do Brasil