Como foi produzida a maior rapadura do mundo?

Da Assessoria

Com uma Rapadura de 13 toneladas, o município de Santa Cruz da Baixa Verde, no sertão pernambucano, entra para a história, como a cidade que produz a Maior Rapadura do Mundo.

O fato ocorreu durante a XXVI Feira da Rapadura, realizada de 07 a 10 de dezembro. O evento anual movimenta a economia, gerando emprego e renda para o município.

A prefeitura municipal é uma grande parceira dos produtores locais, Santa Cruz tem em torno de 80 pontos de produção, incluindo – fornalhas, engenhos e indústrias de rapadura. Por isso, é chamada de Capital Nacional da Rapadura.

Veja também:   Grau Técnico promove ação solidária em Serra Talhada

A rapadura de 13 toneladas foi produzida em 12 dias, pelo produtor rural Valdemir Adriano, que em 1999, produziu sua primeira rapadura gigante com 2 mil kg, homenageando assim, a chegada do século XX.

No último domingo (10), a cidade promoveu, dentro da Feira, a tradicional quebra da Rapadura. Vale salientar que toda medição e validação foi realizada por um representante do Livro dos Recordes. Desta forma, Santa Cruz da Baixa Verde recebeu o título de Maior Rapadura do Mundo, com 13.160 kg.

Veja também:   2ª Cavalgada Solidária arrecada alimentos

Em 2024 esse recorde deve novamente quebrado, pois segundo o prefeito Irlando Parabólicas, o céu é o limite.

“Vamos continuar sempre buscando manter tradição, pois se somos a Capital Nacional da Rapadura, temos que honrar esse título”, disse o gestor municipal.