eugenioPor Eugênio Marinho, empresário serra-talhadense

Como posso contribuir mais para uma Serra Talhada melhor?

Este foi o tema da redação que através da minha mais nova empresa, a Pele Profissional, em parceria com o FAROL, propus aos serra-talhadenses. Entre todas as opiniões emitidas dez foram vencedoras e ganharam cada uma um tablet. Todas foram importantes pelo simples fato de durante alguns minutos pensarem numa forma de como individualmente contribuírem com o coletivo, através destas redações exercitaram a responsabilidade social.

Há vinte e seis anos morando em Serra Talhada acredito que tenha contribuído em várias frentes para a melhoria da cidade. Ano passado, a Referencial Engenharia, foi apontada pela PMST como uma das arrecadadoras de destaque do ISS da cidade, fora os impostos federais e o IPVA que pagamos de nossa frota e terminam também por contribuir diretamente com a receita da cidade, algo que a empresa faz ao longo de todo este tempo.

Já geramos ao longo da existência da empresa mais de mil empregos diretos em Serra Talhada e muitos indiretos ao honrarmos nossos compromissos financeiros com todos os nossos fornecedores da cidade. Via de regra, nossos colaboradores  chegam a empresa  sem nenhuma qualificação, e pelos próprios méritos e oportunidades dadas pela empresa se transformam em profissionais qualificados, melhorando socialmente e economicamente, suas vidas e as de suas famílias.

Pessoalmente faço a integração de todos que são admitidos, nela, procuro mostrar ao novo colaborador que se iremos caminhar juntos é importante que ele saiba onde a empresa deseja chegar, qual sua visão de futuro e de que forma fará esta caminhada. Com base nestas informações e no desejo dele de realizar os seus sonhos particulares, chamamos atenção para algumas características  que ele deve perseguir para que possamos juntos, colaboradores e empresa, termos êxito nesta caminhada.

Desde de quando cheguei a cidade tenho procurado de alguma forma dar minha contribuição à aqueles que precisam mais e recentemente tenho usado este espaço do FAROL e das rádios, em algumas entrevistas, para provocar a reflexão da sociedade sobre temas que entendo serem essências ao sucesso da vida em coletividade. Precisamos, sempre, fazer nossas caminhadas individuais sem perder de vista para onde coletivamente estamos indo, pois se o coletivo chegar ao caos, individualmente também estaremos imerso nele, independente da particular situação de cada um.

Aliás, sob a ótica coletiva, todos estamos indo muito mal, pois o Brasil vai mal. O estado brasileiro não executa diariamente um projeto de visão futura. A política brasileira precisa ser melhorada, pois ela que tem a incumbência de fazer a gestão dos nossos objetivos coletivos através dos enormes impostos que dificilmente pagamos. O juiz Sérgio Moro, da operação lava jato, que está travando junto com o MPF, a PGU e a PF  uma luta contra a quadrilha que se instalou em nossa nação disse recentemente que muitas vezes, diante da falta de vontade do congresso e do governo, se sente como uma voz solitária no deserto.

MINHA OPÇÃO POLÍTICA

Para contribuir mais com Serra Talhada decidi entrar na política para ser mais uma voz, exercer plenamente a cidadania. Me filiei a Rede Sustentabilidade por ter uma enorme admiração pela história de Marina Silva, aliás, vale a pena pesquisar no Google e lê a sua biografia, é inspiradora. Obviamente que não entrei na política para seguir os valores atuais dela, pois nada poderia fazer pelo coletivo dentro desta perspectiva. Assim, diante de duas estradas, uma cheia de pegadas e outra onde não anda quase ninguém, optei pela segunda. A primeira, há anos nos leva ao mesmo lugar, um país sem visão futura que possa inspirar os brasileiros na busca dos seus sonhos individuais, um país que possa oferecer uma vida melhor para todos.

Este ano, é um ano de debates, ano de eleição, ano que antecederá outros quatro anos de um novo governo. Governo que andará pela velha estrada ou por uma nova, diferente, inspiradora, com visão de futuro. Não concordo com a compra de votos nem a de cabos eleitorais. Não concordo em seguir a métrica enganadora e habitual de uma promessa por minuto. Não concordo com campanhas milionárias cheias de carreatas pagas. Quero ser só mais uma voz a dizer que neste caminho já andamos há anos e que nele ninguém pode fazer mais por Serra Talhada ou pelo Brasil, neste caminho, no máximo, se faz mais apenas por alguns, os mesmos. Se minha voz ecoar na sua consciência e você concordar com ela não fique calado para que eu erroneamente não pense que também sou uma voz solitária nesta nossa cidade.