Da Agência Brasil

Em primeiro lugar, a prioridade fica para acima de sessenta anos com atenção especial aos maiores de oitenta anos, ou seja, quem tem acima de oitenta anos tem uma prioridade maior ainda.

Na sequência, pessoas com deficiência física ou mental e aquelas com doenças graves listadas em lei, como tuberculose ativa e múltipla.

Depois desses grupos, os profissionais que declaram como sua principal fonte de renda o magistério entram nessa prioridade.

Após esses três grupos prioritários, os contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida ou escolhem o Pix como forma de receber a restituição são beneficiados com uma certa precedência no recebimento.

Para todos os outros, a instituição segue a ordem de entrega da declaração.

A Receita Federal já divulgou as datas dos lotes de restituição. O primeiro lote será pago no dia 31/05, o segundo lote será pago no dia 28 de junho.

O terceiro lote será pago em 31 de julho. O quarto lote será pago no dia 30 de agosto e, finalmente, o quinto lote será pago no dia 30 de setembro.

Ainda há mais cinco datas de pagamentos, desta vez para lotes residuais (para contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram a situação). São nas datas de 31/10, 29/11, 31/12, 31/01/2025 e 28/02/2025.

Deypson Carvalho, professor da UDF também explica como ficar por dentro da situação da sua restituição:

“Para saber sobre a restituição, o contribuinte deverá acompanhar o processamento da sua declaração no e-CAC ou no novo portal de serviços na página da Receita Federal do Brasil na internet”, diz.