size_810_16_9_dinheiro_Negociar débito é a palavra de ordem na Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. Para isso, uma nova sistemática de comunicação e relacionamento com o cliente está sendo adotada pela Companhia para reduzir a inadimplência da empresa, hoje em torno de 11%. Buscar o entendimento está sendo a estratégia escolhida pela Compesa para tentar recuperar R$ 25 milhões, de um total de 170 mil clientes residenciais. Em Serra Talhada não é diferente. Há 2.961 clientes inadimplentes o que equivale a 12% do total. Em valores absolutos, o valor do ‘rombo’ chega a R$ 1, 4 milhão.

Para chegar a negociação, a Compesa está usando várias ferramentas de comunicação para avisar sobre a existência de débito. O primeiro recurso utilizado para evitar a suspensão do fornecimento de água ou negativação do cliente, é o envio de sms (mensagem via celular) para comunicar ao cliente a respeito do atraso no pagamento da conta. Esta mensagem eletrônica é enviada no terceiro e no sétimo dia após o vencimento.

Segundo o diretor Comercial e de Atendimento da Compesa, Eduardo Sabino, a intenção da empresa não é penalizar e nem perder o cliente, mas conscientizá-lo sobre a importância do pagamento em dia para que a companhia continue investindo na melhoria da prestação dos seus serviços.  “O nosso lema é negociar os débitos, oferecendo condições especiais para pagamento à vista ou parcelado. Medidas como Spc/Serasa e corte são instrumentos usados em última instância, quando se esgotam todas as possibilidades de entendimento com o cliente”, observou Sabino.

PASSO A PASSO DA DÍVIDA

Após o envio do SMS, no 12º dia de atraso, é feito um contato com o cliente por telefone para avisá-lo a respeito da conta em atraso. Três dias depois, no 15º dia sem a quitação da dívida, o cliente receberá uma comunicação via e-mail para que regularizasse sua situação junto à Compesa.

Se a dívida persistir até o 25º dia após o vencimento da conta, o cliente receberá um aviso de corte e uma notificação de negativação junto ao SPC/Serasa pelos Correios. Ao completar 60 dias de atraso, a Companhia efetuará o corte no fornecimento.

Se a dívida prosseguir por mais de 60 dias será emitida uma cobrança extrajudicial para que o débito seja negociado junto à Justiça.

O cliente que estiver em atraso pode entrar em contato com o teleatendimento da Compesa através do telefone gratuito:  0800.081.0195 e negociar a sua dívida. Ele poderá ainda procurar uma das lojas de atendimento ao cliente espalhadas na Região Metropolitana do Recife e no Interior para fazer a negociação.