Publicado às 10h18 desta quarta-feira (15)

Recuperar a vazão dos sistemas de abastecimento de água tem sido um grande desafio da Compesa, especialmente nesta época de altas temperaturas. Por isso, a Companhia vem intensificando as fiscalizações de combate ao furto de água, iniciativas que estão prejudicando a distribuição de água nas cidades. Esse trabalho está sendo realizado nos municípios de Calumbi (Sertão do Pajeú) e Petrolândia (Sertão de Itaparica).

Durante a ação de fiscalização em Calumbi, foram identificadas e retiradas cinco ligações clandestinas da rede de distribuição de água. Essas irregularidades prejudicavam o cumprimento do calendário da cidade.

“Já conseguimos melhorar a distribuição de água apenas com o início da operação. Por isso, essas fiscalizações vão continuar para combater os desvios, que tanto prejudicam a população”, informou o Gerente de Unidade de Negócio da Compesa, com sede em Serra Talhada, Luciano André.

Em Petrolândia, município abastecido com águas do rio São Francisco, sem rodízio na distribuição, a Companhia tem registrado dificuldades em abastecer as áreas críticas (partes alta ou localizadas no final da rede). Durante a varredura da rede de distribuição, foram identificadas e retiradas seis ligações clandestinas. “A prática ilegal de furto de água é prejudicial para o abastecimento dos municípios, afetando os clientes que pagam as contas em dia”, reforçou o gerente.