compesa_400x400A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já começou a executar um plano emergencial para garantir o abastecimento nas cidades de São José do Egito, Tuparetama, Iguaraci e Ingazeira, localizadas no Sertão do Pajeú. Deverão ser feitos ramais que vão derivar da primeira etapa a fim de atender as cidades de Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo. O projeto elaborado está orçado em R$ 500 mil.

Os municípios deveriam estar recebendo água através da Adutora do Pajeú desde junho, mas o trecho que faria esse fornecimento ainda não foi concluído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Governo Federal. “Desde o início do ano, apertamos o rodízio para tentar preservar o restante da água da barragem do Rosário até que a adutora ficasse pronta. Só que, como a obra não terminou e a barragem está quase vazia, não poderíamos deixar que a população pagasse essa conta. É por isso que adotamos um conjunto de medidas, para tentar amenizar os prejuízos”, explicou o gerente regional do Alto Pajeú, Sérgio Bruno.

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

Dentre as ações emergenciais adotadas, estão a construção de reservatórios para armazenar água em diversos pontos das quatro cidades. Já começaram a instalação dos reservatórios nos municípios. São cerca de 100 caixas que irão armazenar a água dos carros-pipa e, a partir delas, distribuí-la para a população. Já o novo sistema vai aproveitar o sistema adutor existente entre a barragem do Rosário, que fica em Iguaraci e tem capacidade para acumular 32 milhões de metros cúbicos, até Tuparetama, invertendo o fluxo da água e, assim, levá-la até Ingazeira e Iguaraci.