Compositores de ST são homenageados com regravação

Fotos: Assessoria / Arquivo Farol de Notícias

Publicado às 14h deste sábado (8)

Gaitas e violões trazem uma pitada de folk para o xote Alpercata de Rabicho na versão de Petrônio e as Criaturas que celebra 10 anos do grupo.

A experiência de colocar os fones e ouvir a nova regravação é como sentar-se no ‘oitão’ de uma casa de sítio e ver uma boiada passando num terreiro levantando poeira vermelha e sacolejando os chocalhos tão vivos na letra e na sonoplastia dessa nova versão.

Comandado pelo músico e cineasta serra-talhadense Petrônio Lorena, a banda tem três álbuns lançados e diversas apresentações em importantes festivais.

A reportagem do Farol entrou em contato com os compositores da música Alpercata de Rabicho, que também gravaram as versões mais tradicionais da música.

Para Rai de Serra, Petrônio e as Criaturas simbolizam o futuro da cultura e música serra-talhadense.

“Essa versão resgata os valores da nossa cultura, com um estilo diferente um estilo mais pop. Gostei muito dos novos arranjos, a interpretação de Petrônio ficou realmente boa. A gente tem que estar apostando nestas coisas, o futuro da nossa música, da nossa cultura, depende dos novos artistas. E a gente fica bastante feliz com tudo isso”, analisou o compositor.

Ray sentiu-se lisonjeado com a regravação

Compositores de ST são homenageados com regravação

HISTÓRIA DA MÚSICA

Outro compositor e cantor serra-talhadense que assina a canção é Francisco Gonçalo, mais conhecido como Tico do Som ou Tico Gonçalo.

Ao Farol, o artista relembrou os momentos de concepção da obra que partiu de uma alpargata nova em seus pés e na mesma noite trouxeram a vida Alpercata de Rabicho.

“Essa música foi feita na casa de Léo Godoy, os compositores se encontravam lá. A gente estava numa brincadeira e cheguei com a alpargata de rabicho nova, os cabras começaram a olhar e dizer: Eita, que coisa linda! A composição foi feita e acabada na mesma noite, foi bem rapidinho. Só faço música quando tem algo que me inspira que abre minha consciência”, relembrou Tico, acrescentando sobre a nova versão:

“É importante esse resgate de músicas antigas por artistas mais novos porque eles vão fazendo releituras e daqui a dez anos aparecem outros cantores, mais novos, que vão gostar e regravar. Isso que é bacana! A música quando é boa, ela é uma joia eterna. A música não precisa ser muito rebuscada não, quando ela tem que ser, ela é simples mesmo”.

Tico Gonçalo parabenizou Petrônio e As Criaturas pela versão 

Compositores de ST são homenageados com regravação

A banda Petrônio e as Criaturas lançará em agosto o álbum completo que será composto por oito músicas com composições de Petrônio e também de Tico Gonçalo.

Intitulado “Apesar do Tempo Surdo” é o projeto que celebra a primeira década de trabalho que dá continuidade ao trabalho de grandes serra-talhadenses.

Léo Godoy, o terceiro compositor da canção Alpercata de Rabicho, destacou o prazer de ouvir suas músicas em novas vozes.

“Eu enxergo de forma boa esta nova geração de artistas serra-talhadenses. Tem bastante coisa boa na nossa cidade e é muito importante resgatar quem fez cultura. Não só ontem, mas hoje temos muitos bons e eu fico muito feliz quando passo pelos barzinhos e vejo o pessoal tocando minhas músicas ou de outros compositores de Serra Talhada”, arrematou.

Léo Godoy: “Eu fico muito feliz”

Compositores de ST são homenageados com regravação

OUÇA ALPERCATA DE RABICHO

O novo single de trabalho de Petrônio e as Criaturas está disponível em todas as plataformas de streaming na internet: Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal e Amazon Music e Napster.

O Farol traz com exclusividade a versão de Alpercata de Rabicho no Youtube (veja abaixo). Siga Petrônio e as Criaturas pelo Instagram no @petronioeascriaturas.