Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias
Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias

Na manhã desta segunda-feira (13), uma leitora que preferiu não se identificar, entrou em contato com a redação do Farol de Notícias para fazer um apelo. Segundo ela, a comunidade em que ela mora está há dois anos sem receber a visita de um agente de saúde.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

Ela é moradora do Sítio Travessa, próximo ao aeroporto de Serra Talhada, e afirmou já ter mais de 2 anos que não tem um agente de saúde não visita o local.

Continua depois da publicidade

“A gente se consultava no postinho da Caxixola, e eles falaram para a gente que como a Caxixola cresceu bastante eles não tinham como tá cobrindo aqui. Ficamos esperando para ver se vinha outro agente de saúde para resolver essa nossa situação, mas já fazem mais de dois anos e nada”, comentando em seguidas sobre as dificuldades com a falta de suporte.

“Quando tinha o agente de saúde ele vinha fazer a visita mensalmente, tinha campanha de vacinação para os idosos, para as crianças, faziam a vacinação aqui mesmo na comunidade. Agora não, os idosos precisam se locomover daqui até o Sesp, e muitos deles não tem como”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Talhada a respeito da situação. Um nota da Secretaria Municipal de Saúde foi enviada como resposta:

“Em atenção à solicitação referente à ausência de Agente Comunitário de Saúde (ACS) na comunidade do Sítio Travessa, informamos que o município possui atualmente algumas áreas descobertas, o que tem ocasionado situações como a relatada.

Destacamos que o município ainda não dispõe de 100% de cobertura de Agentes Comunitários de Saúde, uma vez que alguns profissionais das áreas se aposentaram e outros passaram por transferências, o que gerou a necessidade de redistribuição temporária das microáreas existentes.

Continua depois da publicidade

Contudo, informamos que o município já está em planejamento para a realização de concurso público, no qual haverá vagas destinadas a Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de suprir as áreas descobertas e regularizar a cobertura junto ao Ministério da Saúde, garantindo, assim, o restabelecimento das visitas domiciliares e o acompanhamento das famílias da localidade.

Sendo disponível o serviço que garante a assistência as áreas descobertas a Unidade do Centro de Saúde, onde disponibilizamos a assistência médica, de enfermagem e odontológica.

Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde”