Por Blog do Marcony Pereira

 

Em meio à discussão sobre a sobrecarga de trabalho dos policiais militares de Pernambuco, principalmente por causa dos plantões extras em dias de folga, a necessidade de um concurso público para diminuir o déficit histórico de profissionais de segurança está sendo discutido pela gestão da governadora Raquel Lyra.

Segundo dados da Lei de Acesso à Informação atualizados em julho do ano passado, havia 16.722 policiais militares na ativa no Estado. O número mínimo ideal seria de 27.672, ou seja, faltam cerca de 11 mil PMs nas ruas para garantir, de forma mais eficaz, a segurança da população.

O assunto já foi levado à mesa da governadora Raquel Lyra, que decidirá se autoriza ou não os concursos. Além de vagas para a Polícia Militar de Pernambuco, a promessa do governo anterior era de que editais para as polícias Civil e Científica e para o Corpo de Bombeiros Militar também seriam lançados no segundo semestre de 2022, mas isso não ocorreu.

Há déficit em todas as áreas da segurança pública de Pernambuco. Questionada pela Coluna Segurança, na última terça-feira, a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, confirmou que a governadora está ciente da necessidade dos concursos. E que uma decisão deve sair nos próximos 100 dias.