Eugênio Marinho, empresário

Todos nós quando estamos doentes e procuramos um médico, geralmente o mesmo solicita alguns exames, os resultados destes, trazem indicadores: taxas de glicose, colesterol, triglicerídios e outros, que evidenciam nosso estado de saúde.

Comparando estes números com os padrões de normalidade, o médico indica o tratamento adequado, prescrevendo os remédios e os ajustes que devemos fazer nos nossos hábitos diários. Caso não adotemos estas prescrições teremos a falência de nossos órgãos e o comprometimento da nossa qualidade de vida. Assim, também é na vida econômica e social de um país, existem indicadores que servem para este fim. Os três números a seguir, demonstram de forma inequívoca, que precisamos mudar radicalmente o nosso comportamento enquanto cidadãos brasileiros.

Temos o 7º PIB do mundo (Produto Interno Bruto, que é a riqueza gerada por nosso setor produtivo), com perspectivas reais de nos tonarmos o 5º. Somos, VERGONHOSAMENTE, detentores do 84º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, que está associado a saúde, segurança, educação, moradia, saneamento, qualidade de vida).

Entre os trinta maiores PIB do mundo, ocupamos o 1º lugar no ranking que mede o PIOR RETORNO de benefícios à população, em relação aos impostos pagos. Estes números apontam para uma péssima utilização dos recursos públicos, oriundos de uma elevada carga tributária, quer pela incompetência dos gestores públicos, quer pela desonestidade dos mesmos.

A palavra, malfeito, tem sido usada por nossa presidenta para diagnosticar, em síntese, o uso do dinheiro público em favor da vida particular do gestor público ou de pessoas a ele ligadas. A Presidenta Dilma, em treze meses de governo, com o intuito de proteger o nosso país destas ações, já prescreveu a demissão de SETE ministros, algo nunca visto na história do Brasil.

Em todos os governos anteriores, existiram muitos fatos equivalentes, mas sempre houve uma enorme tolerância a estes agentes nocivos ao desenvolvimento do nosso país. Sempre tendo como alegação, a preservação da estabilidade política, estes malfeitos não traziam nenhuma consequência aos seus autores e padrinhos.

É esperançoso, observar que a nação e os órgãos de controle estejam alinhados com estas atitudes de nossa presidenta, haja vista a aprovação, inédita na história do Brasil, dada ao seu primeiro ano de administração pela população e os vários inquéritos abertos pela polícia federal com o objetivo de investigar estas irregularidades. A Presidenta está fazendo a parte dela, sendo exemplo, demitindo ministros, presidentes de estatais e funcionários públicos que desviam estes recursos, inviabilizando assim as ações estruturadoras tão necessárias a uma qualidade de vida melhor para todos nós.

Considerando, GRAÇAS A DEMOCRACIA, que ela não pode demitir: governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais e vereadores, cabe a nós eleitores fazermos também a nossa parte, participando e não definindo nosso voto baseado no que os candidatos a estes cargos ou seus cabos eleitorais dizem e sim no que a história da vida deles diz sobre eles mesmos, pois é, exatamente assim que vão se comportar, se eleitos.

Nossa posição no ranking mundial do PIB, mostra que o Brasil que dormia em berço esplêndido, acordou, resta agora nós eleitores acordarmos e olharmos bem direitinho em quem estamos a votar. Caso contrário, o nosso crescimento econômico, só servirá para alimentar ainda mais o desejo daqueles, que vêem na política a ÚNICA alternativa para organizarem suas vidas particulares.

Precisamos, MUDAR RADICALMENTE O NOSSO COMPORTAMENTO, ou assistir a falência das nossas instituições e a degradação, da nossa já deficitária, qualidade de vida. Lembre-se, você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você e o nosso Brasil.