Conheça a catadora de caranguejo que concorre ao Miss Universo Brasil

Do G1 / Foto: Álvaro Bravo Júnior/ Divulgação

De origem humilde, Beatriz Militão, candidata cearense à coroa de Miss Brasil, é filha de pescador e caçula de 15 irmãos, mas sempre teve o sonho de ser modelo e Miss. O concurso que vai definir a próxima a receber a coroa no Brasil acontece neste sábado (8).

“Família grande que sempre me acolheu e apoiou em tudo. Assisti na TV os concursos de beleza e desfiles de moda e me imaginava ali. É um sonho realizado”, diz Beatriz.

Dos mangues às passarelas, quem é Beatriz Militão:

  • Beatriz Militão é a caçula de uma família de 15 filhos
  • filha de pescadores, ela tem uma origem humilde
  • ela trabalha como marisqueira, catando caranguejos nos mangues do litoral cearense
  • como hobby, Beatriz gosta de cantar e tocar violão
  • atualmente é modelo profissional, eleita Miss Ceará e candidata ao Miss Universo Brasil
  • suas comidas preferidas são arroz e feijão, misturados no baião de dois
  • ela também se dedica à limpeza das praias da região onde vive
  • por não falar inglês nem ter “oratória perfeita”, ela é alvo de mensagens de ódio nas redes sociais
  • mas também recebe mensagens de carinho e afeto, as preferidas dela

Ela afirma que não teve o luxo de se preparar para o concurso de beleza desde a infância. Uma das críticas que recebe na internet é não ser fluente em inglês, comum entre mulheres que competem ao título. “Realmente, não falo o idioma. Venho de uma família humilde. Exigir que uma candidata tenha inglês, oratória, etiqueta e tantos atributos que só uma parcela de mulheres se privilegiam é ceifar o sonho de meninas carentes e humildes que sonham em ser Miss. Tive de escolher o pão ou aula de inglês” relata.

Porém, a modelo acredita que tem chances de competir de igual com outras candidatas ao título do concurso de beleza mais tradicional do Brasil. “Que os requisitos elitistas dos concursos de beleza não ceifem os sonhos de nenhuma menina que tenha o sonho de ser Miss. Que os concursos sejam agentes transformadores em suas vidas”, afirma.

Beatriz Militão é a filha mais nova de uma família de 14 irmãos, de pais pescadores da cidade de Trairi, no litoral cearense. Apesar de receber mensagens de haters (comentários odiosos) nas redes sociais, devido à sua origem, ela valoriza mais o conteúdo carinhoso de fãs e admiradores.

“Tenho recebido mensagens de meninas humildes do interior. Tornei-me inspiração para elas”, diz.

Nesta semana, ela viajou para São Paulo, onde vai disputar o título de Miss Universo Brasil.

Quero levar para o palco do Miss Universo Brasil a minha origem e a cultura do nosso povo. Não fiz minha primeira viagem de avião à toa”, afirma.
Conterrâneos da candidata ao título de mulher mais bonita do país vão assistir ao Miss Universo Brasil em um telão montado na praça matriz de Trairi.

Beatriz venceu o título de Miss Ceará Universo em maio deste ano. Desde então, ela se engajou em projetos com foco no desenvolvimento sustentável que lembra o trabalho como catadora de caranguejo nos mangues cearenses.

“Venho de um povoado que vive da pesca e dos manguezais. Como Miss Universo Ceará, amplifiquei minha voz em relação à preservação dos recursos naturais da minha região. Esses projetos têm a ver com a minha trajetória de vida”, afirma.

Disputa pela coroa

Agora com foco no título de Miss Universo Brasil, Beatriz Militão conta agora com os cuidados de dermatologistas, cirurgião plástico, nutricionista e maquiadores profissionais.

Ao longo de 68 edições do concurso, o Ceará conquistou quatro vezes a coroa de Miss Universo Brasil: Teresa Santos (2021), Melissa Gurgel (2014), Flavia Cavalcante (1989) e Emilia Correia Lima (1955).

A final do Miss Universo Brasil ocorre na cidade de São Paulo em 8 de julho, a partir das 19h30. A vencedora irá representar o país no Miss Universo 2023, em dezembro, em El Salvador.