Publicado às 06h deste domingo (20)

Serra Talhada é uma cidade que guarda muita curiosidades, algumas delas são preservadas através da memória dos populares, que acabam repassando para os seus descendentes. Uma dessas histórias diz respeito à “Pedra de Lampião”, que fica localizada na Avenida Custódio Conrado.

Segundo os moradores do entorno, durante a década de 1920, por diversas vezes a pedra foi usada como ponto de encontro entre o bando de Lampião e coiteiros, que traziam para o cangaceiro mantimentos, vestimentas, armas e munição.

Na época a pedra ficava a cerca de 3 km do centro da então Villa Bella, e a estrada era de terra batida e nas proximidades existia um cerca de aveloz. Outros pontos da cidade também foram usados como ponto de apoio para o bando de Lampião, entre elas, fazendas de famílias ligadas ao bandoleiro ou que possuíam forte estrutura econômica.

O fato é que a história da “Pedra de Lampião” ficou esquecida por muito tempo, sendo apenas registrada através da tradição oral, mas nos últimos meses uma construção está sendo erguida no entorno da rocha. A princípio os empreendedores estão mantendo intacta a pedra, o que já é um bom sinal. Isso é importante para que os historiadores possam aproveitar pra pesquisar um pouco mais sobre a “Pedra de Lampião”.