Bacalhau costuma estar na mesa dos brasileiros durante a Páscoa
Pexels/Banco de Imagens

Por CNN Brasil

Na sexta-feira de Páscoa, muitas famílias cristãs optam por não comer carne vermelha, priorizando apenas peixes e frutos-do-mar. Dentre eles, o bacalhau se destaca na mesa do brasileiro nesta data. Conheça abaixo os benefícios dele para a saúde.

O bacalhau não é especificamente um peixe, mas sim o nome comum dado a várias espécies de peixes. Versátil e com preço relativamente acessível, o bacalhau faz bem à saúde e costuma ser recomendado para dietas de pessoas que desejam perder peso ou que precisam repor vitaminas A, D e E.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Considerado um peixe nobre que vive nos mares limpos e frios do Atlântico Norte, possui carne seca e salgada que é apreciada internacionalmente.

Os países que se destacam na gastronomia com o bacalhau são Portugal, Espanha, Itália, França, Islândia, Noruega e Canadá.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Conheça benefícios do bacalhau

1 – Rico em proteínas

O bacalhau é rico em proteínas e apresenta baixa quantidade de calorias. Assim, é um alimento que ajuda em dietas para emagrecimento ou também quem busca aumentar os músculos.

2 – Proteção da pele

Com presença da vitamina A, o bacalhau ajuda a prevenir acne na pele. O consumo regular desse peixe ajuda ainda a tornar a pele menos oleosa.

3 – Reduz risco de câncer

O bacalhau também ajuda na prevenção do câncer de cólon caso esteja presente na dieta de forma regular. Isso porque ele apresenta vitamina B12, vitamina D e selênio.

4 – Redução do estresse

Esse alimento também apresenta teor considerável de ácidos graxos, que ajudam o sangue a chegar até o cérebro. Esse movimento ajuda a reduzir sintomas de estresse e ansiedade.

5 – Saúde cardiovascular

O bacalhau ainda apresenta o magnésio, uma substância que é muito positiva para manter a saúde do coração em dia, regulando os batimentos cardíacos.