Conheça técnica inusitada que pode ajudar durante crises de ansiedade

Foto: Reprodução/Getty Images

Por Metrópoles

A crise de ansiedade pode ser um momento incapacitante: sentindo uma série de sintomas, a pessoa nem sempre é capaz de resolver sozinha a situação que está causando desconforto e nervosismo. Porém, existem várias técnicas para ajudar o indivíduo a retomar o controle das próprias emoções.

Um estudo de 2022 feito por cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, afirma que é possível aliviar a crise de ansiedade ao tocar, com a ponta dos dedos, os meridianos do corpo. São eles queixo, clavícula, topo da cabeça e sobrancelha.

“Também conhecida como ‘tapping’, a técnica é derivada da Medicina Tradicional Chinesa, mas foi desenvolvida recentemente. Acredita-se que ela ajuda a liberar bloqueios de energia, reduzindo o estresse e a ansiedade. Existem pesquisas mostrando sua eficácia, embora o mecanismo exato ainda não seja totalmente compreendido”, explica o psiquiatra Lucas Benevides, professor do Centro Universitário de Brasília (Ceub).

Segundo a pesquisa publicada na revista Explore, basta tocar os pontos meridianos com a ponta dos dedos médio e indicador por 10 minutos para aliviar a crise. O estudo reuniu 22 voluntários e comparou o resultado entre aqueles que praticaram o tapping e outros que não fizeram a técnica.

O que é ansiedade?

Segundo Benevides, a ansiedade é resultado de um desequilíbrio entre as áreas primitivas do cérebro, conhecidas como sistema límbico, e as regiões cognitivas que ficam na superfície do órgão.

“O sistema primitivo atua nas necessidades de sobrevivência no mundo natural, enquanto o sistema cognitivo lida com a sobrevivência no contexto social. As técnicas para diminuir a ansiedade se concentram principalmente em equilibrar a atividade límbica e a cognitiva — elas podem estimular ou inibir uma em relação à outra”, explica o psiquiatra.

1. Respiração profunda

A prática da respiração profunda ativa o sistema nervoso parassimpático, que tem o papel de acalmar o corpo. O efeito calmante ocorre ao aumentar a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro — assim, o órgão, que está em situação de desequilíbrio, consegue trabalhar melhor.

2. Meditação

“A prática de meditação, ou atenção plena, envolve focar no momento presente sem julgamento. Isso pode ajudar a reduzir os pensamentos ansiosos ao trazer a atenção para o agora. A meditação regular também reduz os níveis de ansiedade em muitas pessoas”, destaca o psiquiatra.

3. Técnica de visualização

Imaginar-se em um ambiente calmo, pacífico e longe da situação de estresse pode ter um efeito calmante. A técnica de visualização ajuda a mente a se distrair dos problemas e focar em pensamentos mais positivos.