Instituído na década de 1970 com o objetivo de homenagear Zumbi dos Palmares, o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi lembrado na Assembleia nesta quarta (20). O deputado Manoel Santos, do PT, destacou a necessidade de uma política ampla e irrestrita para todos os segmentos, no sentido de reduzir as distinções vividas pela população negra na sociedade brasileira.

Manoel Santos também destacou pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), intitulada Negros no Mercado de Trabalho, divulgada na semana passada. Os dados apontam que a remuneração entre as várias raças é desigual. O deputado afirmou que, no Recife, por exemplo, os ganhos por horas trabalhadas são 66,6% maiores para não negros.

Para o parlamentar, ações implementadas há dez anos mostram que é possível mudar o jogo e, entre elas, a criação da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, em 2003, promovendo o diálogo com a educação. De acordo com reportagem da Folha de Pernambuco, publicada nesta quarta (20), o Estado é quinto lugar no ranking nacional de homicídios de negros.