Do G1 PE

“Em uma conversa acalorada de um grupo privado do Sport, do qual sou conselheiro, eu proferi algumas palavras que podem ter atingido alguém. Em razão disso, quero de imediato pedir desculpa a todos e, especialmente, a pessoa de Gil, que não tinha absolutamente nada a ver com a conversa e viu-se involuntariamente envolvido no acontecimento”.

O pedido de desculpas foi feito pelo conselheiro do Sport Flávio Koury, que teve áudios de uma conversa em um grupo de WhatsApp vazados. Os ataques homofóbicos ao ex-BBB e doutorando em economia Gilberto Nogueira geraram repercussão nas redes sociais desde a sexta (14).

G1 tenta contato com Gil para saber se ele aceitou o pedido de desculpas do conselheiro do Sport. No domingo (16), no primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano, jogadores do time pernambucano fizeram homenagens ao ex-BBB.

Nas mensagens vazadas, Koury criticava um vídeo gravado na Ilha do Retiro, o estádio de futebol do clube, em que Gil dança o “tchaki tchaki”, coreografia que virou a marca registrada do ex-BBB no programa, no dia em que o economista foi homenageado pelo Sport.

“1,2 milhões de visualizações. Arretado. 1,2 milhões de pessoas achando que o Sport só tem viado, só tem puto, só tem galinha, só tem bicha. É bom, muito bom, um marketing arretado. Vai vender a camisa, rapaz. A viadagem todinha vai comprar, vai ser lindo”, disse Koury na gravação que viralizou.

Ele já havia negado, ao Globo Esporte, que o ato tinha sido homofóbico. No vídeo divulgado à imprensa com o pedido de desculpas, Koury também se desculpou com a mãe de Gil, Jacira Santana, aos fãs e admiradores do ex-BBB. Nesta segunda-feira (17), ela afirmou ao G1 que não queria falar sobre isso.

Responsável por vazar os áudios de Koury, Romero Albuquerque, que é deputado estadual e conselheiro do Sport, protocolou um pedido para que Flávio Koury seja expulso do quadro social do clube. Além disso, o parlamentar divulgou um áudio que seria de outro conselheiro, Renan Valeriano, que manifestou, no mesmo grupo, apoio a Koury.

“Também sou conselheiro do Sport, compactuo com o que foi falado pelo doutor Flávio e não concordo com a veiculação da nossa marca da nossa imagem por esse cidadão que não tem nenhum serviço prestado ao Sport, pelo contrário, ele empobrece e envergonha a marca Sport Club do Recife. Reitero todas as palavras do doutor Flávio”, disse no áudio. O G1 não conseguiu contato com Renan Valeriano.

No sábado (15), o Gil falou sobre o caso, ocorrido às vésperas do Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado nesta segunda-feira (17). O ex-BBB agradeceu o apoio recebido de jogadores do Sport, fãs e outras pessoas através das redes sociais.

A hashtag #GilMereceRespeito figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com publicações pedindo a exclusão de Koury do Conselho do Sport. Na sexta (14), Gil já havia dito que “machuca muito” esse tipo de agressão .