selo-farolFotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Em apenas um dia de fiscalizações em Serra Talhada, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci Recife – 7ª Região) registrou cerca de 25 irregularidades na emissão de documentos de imóveis e na constatação de falsos corretores. O Creci é autarquia pública federal que fiscaliza a profissão de corretor de imóveis e o exercícios desses profissionais. em geral estejam de acordo com a lei. Em conversa com o FAROL, Fernando Carvalho, diretor de fiscalização do Creci, explicou quais as principais irregularidades constatadas no município e quais as consequências que podem acarretar às pessoas que atuam como corretores não cadastrados no conselho.

“O Creci está no município para fiscalizar algumas irregularidades, corretores falsos, loteamentos sem documentos. Devemos várias ações pelos próximos dias na cidade, mas penas hoje (quinta, 3) notificamos cerca de 25 irregularidades. Uma pessoa  se diz correto e não está inscrita no conselho exerce ilegalmente a profissão e vai responder por isso, de acordo com o artigo 47 das leis de contravenções penais. Já alguém lesado por um corretor irregular deve procurar seus direitos na justiça para que seja ressarcir o prejuízo. Orientamos também que a população exija a carteirinha do conselho e certifique que o corretor é realmente cadastrado”, afirmou Carvalho.

DSC_0137

FAROL também conversou com o corretor de imóveis, Mário Olimpio, que detalhou a preparação necessária para atuar como corretor de imóveis. “Sou um corretor credenciado no Creci, meu número é 12.097 e a importância de ser um corretor credenciado é porque não adquirimos a carteira de uma hora para outra. Fazemos um curso para poder ter todo um conhecimento na área jurídica, na área comercial, no marketing e no tratamento dos clientes. É importante que a pessoa que queira investir em imóveis que procure um corretor credenciado. Por exemplo: temos mais de 20 tipos de escrituras e é necessário que esses corretores saibam utilizar esses documentos”.

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis está disponível para registrar dúvidas e reclamações pelos telefones (81) 3428.7151 / (81) 3428-7873 ou ainda pelo e-mail: [email protected].

DSC_0128

DSC_0133 DSC_0135