Conselho Tutelar: Duque corta transporte e prejudica atendimento a dezenas de famíliasDesde o dia 31 de outubro que os membros do Conselho Tutelar de Serra Talhada (CTST) estão impedidos de fazer visitas aos bairros, atender emergências e até acompanhar os casos mais complicados de violência contra crianças e adolescentes da Capital do Xaxado. Tudo parou porque a prefeitura decidiu cortar o contrato do único veículo que  servia de apoio para os conselheiros.

O fato foi confirmado nesta quarta-feira (13) quando o conselho foi obrigado a divulgar o Ofício Circular 419/2013, afirmando que a prefeitura teria cortado o transporte e as visitas domiciliares estavam suspensas. Hoje, quem procura o órgão se limita a relatar os fatos de agressões a menores e os conselheiros se tornaram meros ouvintes.

A consequência do ato da Prefeitura de Serra Talhada pode provocar danos à rede de atendimento, uma vez que aumentam os casos de violência contra crianças, onde os agressores podem acabar sendo beneficiados. Antes de qualquer processo em Delegacia, o Conselho Tutelar é quem faz todo o apanhado de provas para Justiça.

Apesar de estarem sofrendo na própria pele o “arrocho” imposto pelo governo Luciano Duque, nenhum conselheiro quis se pronunciar sobre o assunto. A reportagem entrou em contato com Assessoria de Comunicação da prefeitura, que avisou que irá se pronunciar sobre o caso em breve.