Luz(Do Jornal do Brasil)

O consumo de energia no país caiu 1,8% em 2015, de acordo com relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta terça-feira (5), com as dificuldades econômicas e a alta nas tarifas. Em dezembro, a queda nos valores de carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de 0,5%, em relação aos valores verificados no mesmo mês do ano anterior.

“Apesar do baixo desempenho da atividade econômica, diante da demanda interna fraca causada principalmente pelo alto endividamento das famílias, taxa de juros e de desemprego elevadas, o comportamento da carga do SIN, apresentou, em dezembro/15, um ligeiro avanço comparativamente aos meses anteriores, provocada pelo movimento de normalização dos estoques da indústria e uma tímida melhora das expectativas”, diz o boletim.

Veja também:   Médico serra-talhadense é preso suspeito de agredir esposa na PB

De acordo com o Boletim de Carga, nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, que concentram maior atividade econômica, a queda foi de 3,2%. No Nordeste e Norte, o total de carga gerada cresceu, respectivamente, 3,2% e 1,7%.

O boletim ressalta que a carga do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que representa cerca de 60% da carga do SIN, apresentou taxa de crescimento positiva, diferente do ocorrido nos últimos dez meses. Contribuiu para o resultado a ocorrência de elevadas temperaturas, superiores às ocorridas no mesmo período do ano anterior, em todos os subsistemas.

“A elevação das tarifas de energia elétrica vem se refletindo nos padrões de consumo de energia, contribuindo para a redução da carga, principalmente nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, onde o impacto dos aumentos tarifários tem sido maior.”