Publicado às 07h52 desta quinta-feira (28)

A Cooperativa Agropecuária José de Josias (COOPAJJ), instituição voltada para agricultores e produtores rurais do município de Santa Cruz da Baixa Verde-PE, fundada em setembro de 2021 e já atende mais de 150 produtores de pinha, ofertará o ”Curso de tratos da cultura da pinha” totalmente gratuito para os agricultores do município, principalmente os produtores de pinha nos dias 5 e 6 de novembro.

A abertura do curso será na sede da COOPAJJ, no Sítio Carrapato e a parte prática nas associações do Sítio Arado e Santana dos Guerra. O objetivo é atender todos os agricultores da região da Baixa Verde, no entanto, devido às medidas de segurança decorrentes da pandemia limitaram a 80 inscritos e em breve ofertaram o curso em outras oportunidades para tenderem a todos. Os participantes receberão certificação assinada pelos engenheiros agrônomos que ministrarão o curso, Antônio Lisboa, Douglas Correia e Geniclécio Cordeiro.

”Serão 80 agricultores beneficiados de forma direta com esse curso, mas também temos como um dos objetivos ampliar as formações técnicas e o que for sendo aprendido nestes eventos seja ensinando aos demais membros das famílias destes agricultores que participaram das capacitações. Neste curso será abordado de forma teórica e prática todos os tratos culturais necessários para aumento da produção agrícola das plantas frutíferas com ênfase na cultura da pinha onde será ensinado as formas de adubação (como, quando e onde adubar), Controle de pragas e doenças, os diferentes tipos de poda e quais utilizar dependendo do desenvolvimento da planta e da época do ano. Além de outros assuntos relacionado a economia da pinha no município e região”, declarou Geniclécio Cordeiro.