Da Folha de PE

A Coreia do Norte expulsou nesta sexta-feira um cidadão americano que entrou ilegalmente no país em outubro, informou a agência estatal KCNA. O homem, identificado como Lawrence Bruce Byron, estava preso desde que entrou na Coreia do Norte, procedente da China, em 16 de outubro.

“Durante seu interrogatório, declarou que entrou ilegalmente no país por ordem da CIA”, afirmou a KNCA. “As autoridades competentes decidiram expulsá-lo do país”.

Um homem com o mesmo nome foi detido na Coreia do Sul quando tentava atravessar a fronteira entre as Coreias em novembro de 2017, informou a imprensa de Seul.

Veja também:   Duque anuncia quando vai revelar seu candidato

Byron, natural da Louisiana e com idade por volta de 50 anos, foi expulso na ocasião para os Estados Unidos. Ele disse às autoridades de Seul que pretendia facilitar as negociações entre Estados Unidos e Coreia do Norte, segundo a imprensa.

O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, que viajou em quatro ocasiões este ano para Pyongyang em missões diplomáticas, se mostrou aliviado com a rapidez com que o caso foi solucionado.

“Os Estados Unidos apreciam a cooperação da República Popular Democrática da Coreia e da embaixada da Suécia para facilitar a libertação de um cidadão americano”, disse Pompeo. Na ausência de relações diplomáticas, a Suécia representa os interesses dos Estados Unidos na Coreia do Norte.

Veja também:   Serra-talhadense luta há quase um ano para conseguir retirar tumor