Por Dr. Waldir Tenório Júnior- Cardiologista

Pessoas com doenças cardiovasculares e idosos são mais propensos a desenvolver complicações da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus..

De acordo com relatos, além de insuficiência respiratória, o desenvolvimento de insuficiência cardíaca contribuiu para a primeira morte registrada associada ao Covid-19. Já no Brasil, o primeiro caso confirmado, também no final de fevereiro, é de um homem de 61 anos, hipertenso e cardiopata..
Mas como explicar essa maior vulnerabilidade à nova epidemia?
.
De maneia geral, indivíduos com doenças crônicas, como os acometidos por problemas no coração, apresentam deficiência no sistema imunológico. Uma vez infectados, eles correm um maior risco de exibir complicações sérias em relação a uma pessoa saudável.
.
No entanto, esse “privilégio” não é apenas para o coronavírus. Qualquer infecção terá mais chances de afetar gravemente pacientes com enfermidades que comprometem as defesas do corpo. Um exemplo é a mortalidade relacionada à gripe (provocada pelo vírus Influenza), que é maior em pessoas com histórico de doenças cardiovasculares..
Outro fato que precisamos destacar — mas cujo papel em relação ao novo coronavírus ainda não está claro — é de que vários pacientes com males cardiovasculares usam medicações que podem favorecer sangramentos. Dessa forma, contribuiriam para o agravamento da Covid-19.
.
O perfil incerto dessa doença ainda não permite traçar paralelos com outros tipos de infecções virais. Mas a miocardite — uma inflamação no músculo do coração às vezes desencadeada pela dengue —, teoricamente também poderia ser provocada pelo novo coronavírus.
.
Obviamente, pesquisas na área são de muita importância para entender o potencial impacto cardiovascular desse vírus emergente.
.
Aos pacientes com problemas cardíacos crônicos, vale redobrar os cuidados, comunicar ao médico sobre possíveis sintomas e, principalmente, investir em uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos. Uma coisa podemos afirmar: nenhum vírus se sente em casa em um corpo saudável.
.
.
Dr. Waldir Tenório Junior
Cardiologista. CRM-PE: 22103

Contatos: (87) 3831-7690 / (87) 3831-3651