Portal Terra

O novo coronavírus tem potencial para invadir o sistema nervoso central e provocar encefalites e mielites.
Esse processo já foi documentado em estudos com modelos animais e parece ocorrer por meio de nervos como o trigêmeo e o nervo olfatório, segundo o professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto, Octávio Marques Pontes Neto. Pesquisadores também alertam para a possibilidade de problemas neurológicos a médio e longo prazo.

“Estudos mostram que esse tipo de vírus pode invadir e migrar pelo neurônio e pode induzir a uma confusão no sistema imunológico”, explica. “Há casos de mieloencefalite necrotizante hemorrágica no cérebro entre os infectados pelo vírus”, afirma o professor. “A gente ainda não sabe exatamente é se oSars-Cov-2 (o novo coronavírus) age diretamente, se a presença dele é gatilho para doenças imunes ou uma coincidência com outras doenças.”

Conforme o médico, está ficando cada vez mais claro que o quadro da covid-19 não ataca só o sistema respiratório, provocando a hipoxemia — a falta de ar. “Já há estudos que mostram que nos casos mais graves há até 5% de AVCs e outras tipos de enfartes”, argumentou. “A anosmia, que é a perda do cheiro e do gosto, é um dos sintomas mais comuns e decorre da infecção do nervo olfatório”, ressalta Pontes Neto.